Entre deuses e faraós, exposição sobre o Egito Antigo no Shopping Pátio Paulista

Peças à mostra na exposição Egito Antigo no shopping Pátio Paulista. A mostra conta com mais de 140 peças, entre originais e réplicas, de elementos egípcios, estátuas, bustos e reproduções. A exposição teve início no dia 27 de julho de 2023 e finalizará no dia 24 de setembro do mesmo ano. (22/08/23) - Foto: Letícia Mares Guia.

Share

Letícia Mares Guia (2º semestre)

A exposição Egito Antigo a mostra no shopping Pátio Paulista nos faz mergulhar história adentro na antiguidade. Estão em exibição mais de 140 peças, entre réplicas e originais, a respeito do período. Teve início no dia 27 de julho e sua exibição foi prorrogada até o dia 24 de setembro. Está localizada no 3° andar do shopping, piso jardins, e sua entrada é gratuita.

Dividida em alas a exposição explora peças a respeito de faraós, deuses, artifícios mortuários, o período ptolemaico e até exibe réplicas dos três sarcófagos do faraó Tutankhamon. Ela nos convida a conhecer com mais detalhes o funcionamento e as simbologias dessa civilização.

Como destaque, estão presentes réplicas dos três sarcófagos de Tutankhamon, faraó conhecido pelo excelente estado de conservação de sua tumba, e neles se encontram representados o Heqa (cetro) e o Mangual (chicote). O Heqa, uma espécie de cetro ou bastão com uma forma de gancho na ponta, era muito utilizado para guiar e resgatar ovelhas fugitivas, para os egípcios simbolizava a ordem. Já o Mangual era utilizado para bater grãos e simbolizava o poder do faraó sobre toda produção e colheita no Egito. Juntos esses objetos transmitiam em sua totalidade o poder e influência que os faraós tinham.

A religião e culto aos deuses foi outra marca importante da civilização egípcia. Em seu panteão estão presentes diversos deuses, como Rá, Osíris, Ptah, Ísis, Néftis, Hathor, Seth, Hórus, Anúbis, entre outros. Ocorreu ainda, a fusão de alguns deuses ao longo da história, resultando na criação de uma nova figura divina. A religião marca presença nas esferas política, cultural, cotidiana e econômica.

A exposição nos convida a ir muito além nas curiosidades e fatos sobre o Egito Antigo, e para isso basta visitar a mostra enquanto durar a exibição.

 

Serviço:

Exposição Egito Antigo

Shopping Pátio Paulista

Endereço: rua Treze de Maio, 1947 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01327-900

Período de exibição: 27/07 a 24/09

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 12h às 21h e domingo e feriados das 14h às 20h

Entrada gratuita

Para compra de ingressos acesse o site e baixe o aplicativo do shopping: https://www.shoppingpatiopaulista.com.br/novidade/exposicao-egito-antigo-no-patio-paulista

Instagram: https://www.instagram.com/patiopaulistashopping/