Pinacoteca de São Paulo, um fragmento cultural e histórico da capital paulista

Conjunto de obras da coleção Nemirovsky do acervo permanente da Pinacoteca de São Paulo.

Share

Giovanna Soares – 2º semestre

Criada em 1905, a Pinacoteca de São Paulo é um museu que abrange artes visuais do século XX e, também, da contemporaneidade. Localizado no bairro da Luz, o edifício de arquitetura neoclássica conta com uma extensão de 22.041 m2 de área, exibindo grandes janelas, pilastras e paredes em tijolo sem revestimento.

Projetada por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para sediar o Liceu de Artes e Ofícios, a Pinacoteca é um importante marco na história da cidade de São Paulo, uma vez que se impõe como instituição cultural e artística.

Casa de um dos maiores acervos da arte brasileira, abrigando o equivalente a mais de 10.000 obras, a “Pina”, apresenta as coleções Brasiliana, Nemirovsky e, a mais recente, Roger Wright. Exibindo tanto grandes nomes brasileiros, como estrangeiros atuantes no Brasil, o vasto acervo comporta obras-primas do modernismo. O quadro Bananal, do pintor lituano, Lasar Segall, é um exemplo que se encontra nessa seleção. Inspirado pela iconografia brasileira, o pintor, através de uma composição abstrata, representou uma figura solitária em meio a uma plantação de bananas. Além desse, é possível observar nomes como Tarsila do Amaral, Almeida Junior e outros.

O museu também recebe exposições temporárias em seu catálogo, sendo estas exibidas entre os três prédios que compõem a Pinacoteca: a Pina Luz, a Pina Estação e a Pina Contemporânea. Marta Minujín, Antonio Obá, Maria Leontina e Elisa Bracher, explorando diferentes temáticas, são os nomes que integram o atual cartaz para a visitação.

A Pinacoteca fica localizado na Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP, e seu funcionamento é de quarta até segunda-feira das 10 às 18 horas – (terça-feira não abre) – Telefone: (11) 3324-1000, os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://pinacoteca.org.br/visita/ingresso/