Pelo Mundo ESPM – Reserva Nacional Masai Mara

Share

Clara P. Leandrini de Camargo – (2º semestre)

Há mais de 300 quilômetros ao Sul da capital Queniana, Nairobi, fica a Reserva Nacional Masai Mara. Com mais de mil quinhentos e dez km2, a reserva é considerada um dos safáris mais bonitos de toda África. Situada no vasto Vale do Riff, banhada pelos rios Mara e Talek, conta com paisagens praticamente intocáveis pelo homem e uma rígida fiscalização a respeito da preservação da vida animal.

O local recebe em média 290 mil visitantes ao ano em busca da experiência do safari que visa apresentar a vida selvagem aos turistas, com a menor interferência possível para o ambiente e a diversas espécies animais.

O Masai Mara se destaca por abrigar uma variedade de espécies de animais como por exemplo, os considerados “Cinco Grandes” que são leões, leopardos, elefantes, búfalos e rinocerontes. Assim como outras espécies como girafas, hipopótamos, gnus, zebras hienas e entre outros também são encontrados em grande quantidade pela região.

Durante o período de migração, é possível desfrutar de um espetáculo natural único como 1,2 milhões de gnus, assim como diversas outras espécies que passam por lá em grande escala.

O importante papel da reserva queniana ganha força por abrigar espécies que estão ameaçadas de extinção como por exemplo, os rinocerontes-negros, chitas e crocodilos-do-nilo. Esses animais são monitorados de perto, principalmente em época de reprodução. Mesmo com uma fiscalização rígida, ainda existem caças clandestinos na região que é altamente combatido,

Para chegar ao local, partindo da capital Nairobi, é possível contratar vans que vêm junto ao fechar o pacote com hospedagem ou alugar um carro. O trajeto leva em média 4 horas. Durante o trajeto terrestre, é possível observar paisagens cinematográficas de puro verde com alguns pontos de parada na estrada, normalmente onde se é encontrado artesanatos locais em madeira, toaletes e refrescos.

Já sobre a hospedagem para quem visita a reserva, conta com poucas opções, como é permitido pelas leis que protegem o santuário, mas não deixam de ser opções muito acolhedoras e extremamente agradáveis. Como a construção local deve ser mínima, os hotéis que se localizam na entrada da reserva, funcionam como tendas muito bem-organizadas e que não perdem nada para um hotel tradicional.

Se pretende visitar a região, tire um tempo de pelo menos 3 dias, que é o período de duração mínimo de um safari na região. As saídas do passeio acontecem sempre pela manhã e duram até o final da tarde, no último dia, é de costume que o passeio se encerre próximo a hora do almoço e que a tarde seja reservada para a visita na tribo africana Masai, que divide a região com a reserva.

Na tribo, é possível conhecer de perto como uma das poucas tribos africanas do país se mantém ligada às origens, suas moradias, rituais e também sobre seus artefatos artesanais.

Apreciação da cultura, belas paisagens naturais e o respeito pela fauna e flora são algumas das razões que tornam a Reserva Nacional Masai Mara um dos pontos mais bonitos de todo o continente africano.