Pelo Mundo ESPM na Copa da Rússia – Croácia

Pelo Mundo ESPM te leva à Copa da Rússia, com um especial sobre as 32 duas seleções que irão disputar a taça mais cobiçada do mundo. Conheça um pouco desse trabalho no foto-áudio reportagem feito por Marina Lahr e orientado pelo Prof. Erivam de Oliveira sobre a Croácia.
Oficialmente chamado República da Croácia, o país já possui certa tradição no futebol, apesar de ter disputado competições oficiais do esporte como parte da antiga Iugoslávia até o ano de 1991, quando esta foi desintegrada e deu origem a sete países, incluindo a nação croata. O time nacional de futebol da Croácia chega à Copa após uma campanha abaixo do esperado nas eliminatórias europeias, tendo se classificado apenas na repescagem e o mundial desse ano, na Rússia, será a quinta participação da seleção croata na história das Copas.
Localizada no sul da Europa, a Croácia é um país cujo território apresenta uma forma peculiar, parecida com uma ferradura ou mesmo um boomerang, e faz fronteira com um número considerável de países vizinhos: Eslovênia, Hungria, Sérvia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina, além de uma fronteira marítima com a Itália no Adriático. A Croácia fez parte da antiga Iugoslávia e foi invadida pela Alemanha nazista em abril de 1941. Em 1991, após um plebiscito, o país se separou da Iugoslávia, se tornando independente. Porém, até 1995 esteve em guerra e, só nesse ano conseguiu assegurar a paz no país.
Atualmente a Croácia possui pouco mais de 4 milhões de habitantes e tem sua economia voltada para o turismo. Com mais de mil ilhas e um extenso litoral de águas claras, seus muitos dias de sol, aliados a um verão convidativo e paisagens belíssimas, o país recebe centenas de cruzeiros e turistas de todos os países do mundo. Além disso, praias, castelos, história, um índice de Desenvolvimento Humano muito elevado e sua rica cultura gastronômica completam os encantos do país.
A capital da Croácia, Zagreb, possui cerca de 800 mil habitantes é a cidade mais populosa e um importante centro financeiro e universitário do país. Entretanto, Dubrovnik é uma das cidades mais interessantes do país europeu. A pequena cidade milenar é cercada por muralhas originais, é considerada um museu vivo e é Patrimônio Mundial da Unesco. Localizada no sul da Croácia, é uma cidade tranquila, pacata, mas com belas paisagens e cheia de história. Já a cidade de Split é considerada a região mais quente da costa Adriática. Com belas paisagens para visitar, o Palácio Diocleciano também é outro patrimônio mundial presente no país e não pode ser deixado de lado num roteiro de viagem.
Como um dos 14 países da Europa que vão participar da Copa do Mundo de 2018, a seleção croata busca repetir a boa atuação do Mundial de 1998, quando conquistou o 3° lugar da competição e espera assim apagar a campanha ruim da Copa de 2014 no Brasil, quando não passou sequer da fase de grupos. Luka Modric, do Real Madrid, Ivan Raktic, do Barcelona, Ivan Perisic, da Inter de Milão e Dejan Lovren do Liverpool são as esperanças da Croácia na busca por uma participação marcante em mais uma Copa do Mundo.

Pelo Mundo ESPM – Copa do Mundo na R ssia – Cro cia (Source) from ESPM on Vimeo.