Pelo Mundo ESPM – Cine Theatro Carlos Gomes

Share

Felipe Maestrello – 2º semestre

O Cine Theatro Carlos Gomes, localizado no centro de Santo André, é um dos prédios mais antigos da cidade, tendo mais de 100 anos. Ele recebe esse nome em homenagem a um dos mais importantes compositores de ópera brasileira.

A história do Cine Theatro começa em 1912 em outro ponto da cidade, de dia o espaço recebia peças teatrais e a noite dava lugar para a exibição de filmes, inclusive um dos projetores e os refletores do antigo cinema ainda estão no local.

Ao longo dos anos o Cine Theatro foi se modificando, já cedeu espaço para o carnaval, por exemplo, assim como já foi loja de tecidos e estacionamento.

Passou por diversas reformas tendo sua fachada mudada diversas vezes, hoje em dia a frente do edifício é toda de vidro o que dá uma ótima visão da cidade para quem está dentro e quem está fora consegue ver como é o Cine Theatro, tendo um ar bastante receptivo.

Por ter tido várias frentes e um tempo sem uso, o Cine Theatro quase foi demolido, se não fosse o apelo da população hoje isso tudo não existiria. Por conta dessa tentativa de demolir o espaço, hoje sua arquitetura é chamada de arquitetura de ruínas, os tijolos que estão nas paredes do local, que dão a impressão de mal acabado, é totalmente proposital. Serve para lembrar que quase foi perdido uma parte importante da cidade.  Inclusive uma parte do telhado foi mantida, essa parte da direita ainda tem as telhas originais, já as da esquerda foram todas restauradas.

Durante a reforma foi feito um trabalho de prospecção nas pinturas e se descobriu que existiam 4 camadas de tinta e a primeira camada é de 1915! Essas faixas de tinta ao redor do Cine Theatro e acima do palco são desse ano, inclusive tem o rosto do Carlos Gomes pintado.

Por dentro tem um jardim de inverno também e uma porta bem antiga. Hoje o cine Theatro é um espaço cultural e serve para diversos eventos, esse palco bem bonito serve para eventos políticos, musicais e feiras de todos os tipos.

Infelizmente o local não recebe mais eventos teatrais e nem de cinema, por causa da acústica, poluição sonora e os vidros também impedem um blackout completo para esses eventos.

O Cine Theatro Carlos Gomes foi reinaugurado ano passado no dia do aniversário da cidade e tombado como patrimônio cultural.