Paulistanos confiam mais na TV, aponta pesquisa

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Programa CQC. Foto: Imprensa/TV Bandeirantes

A internet é conhecida por armazenar e disseminar uma quantidade muito grande de informações. Redes sociais como Twitter e Facebook, assim como jornais on-line, divulgam o que acontece ao redor do mundo. Apesar disso, segundo uma Pesquisa do Target Group Index, do IBOPE Media, o meio preferido dos paulistanos para se manter informados é a TV, com 61%. Ela também é a mídia que atinge maior penetração em São Paulo, com 98%.

Para a professora de telejornalismo Heidy Vargas, da ESPM-SP, isso se deve a alguns fatores. O primeiro é que o telespectador tem certeza que o repórter esteve no local da notícia por causa das imagens e da presença da equipe de reportagem. O segundo fator é que essa população corresponde às pessoas das classes média e baixa. “Gente que trabalha muito durante o dia e só tem a noite para se informar, não costuma comprar revistas ou jornais e prefere sentar em frente à telinha”, diz.

O terceiro fator é que as pessoas, para se informar pela televisão, não precisam pagar e têm a notícia fácil, na sua sala, falando a sua “língua”. De acordo com a pesquisa, o rádio possui um nível alto de participação, com 72% de alcance. Destes, 49% confiam nele para obter informação.

A internet só aparece em terceiro lugar, com um alcance de 60%, mas apenas 44% da população total paulistana prefere este meio para se manter informada.

Um fato curioso ocorre com os jornais. Ao contrário da internet, a confiança que as pessoas possuem com o meio é maior do que seu alcance. O meio atinge 32%, mas 40% confiam neles para saber do que acontece no mundo.

O Target Group Index é um estudo sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sociodemográficas, presente em 68 países. No Brasil as entrevistas são realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.

Pesquisa de consumo no Brasil – Em contrapartida, foi publicada uma pesquisa elaborada pelo IBOPE para a Secretaria de Comunicação do governo federal, que relata hábitos de consumo de mídia pelos brasileiros em geral. Ela foi realizada por 200 pesquisadores que fizeram 75 perguntas a 18.312 entrevistados em 848 municípios.

Segundo a pesquisa, a população fica 3 horas e 39 minutos na internet, contra 3 horas e 29 minutos em frente à TV. No que se refere a jornais impressos, cerca de 75% dos brasileiros nunca leem e 6% leem diariamente. Em São Paulo o número é maior: 80% nunca leem jornais impressos contra 5% que leem todos os dias.

Gustavo Torniero (1º semestre)