Em semana comemorativa, palestra discute redes sociais e jornalismo

Na internet a participaçao do jornalismo é importante para fazer com que o conteúdo não se perca. Foto:Camila Oliveira

Share

Com Júlia Mattos

Na internet a participaçao do jornalismo é importante para fazer com que o conteúdo não se perca Foto: Camila Oliveira

No dia 7 de abril é comemorado o dia do jornalista no Brasil, instituído em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em homenagem a Giovanni Battista Líbero Badaró. Com o objetivo de lembrar a importância da profissão, a ESPM-SP  promoveu aos alunos alguns dias de palestras.

Em uma delas, o auditório da escola contou com a presença de três jornalista, Marcel Mendonça, Pablo Giuliano e Paulo Ranieri que falaram e deram dicas sobre diversos assuntos dentro do jornalismo, focando principalmente em redes sociais e conteúdos digitais, além de terem respondido a perguntas elaboradas pelos estudantes.

Marcel comentou sobre o perfil da população brasileira nas redes sociais e levantou dados mostrando que o usuário de internet, frequente nas redes sociais, gasta em torno de 650 horas por mês na rede e visualiza o aparelho celular a cada 8 minutos e 30 segundos. O especialista explicou também as características de cada rede social, comparando-as com o aplicativo Versy, que se diferencia por unir os usuários pelos interesses em comum e estreitar relacionamentos através de conteúdo.

Paulo Ranieri e Pablo Giuliano ressaltaram a importância do diploma para exercer profissão e discutiram sobre a influência de pessoas sem conhecimento técnico ao publicar textos que proporcionam informações para o público. “Sua produção pode estar nas redes sociais, sem a ajuda de terceiros”, diz Pablo. Ou seja, atualmente as pessoas podem utilizar inúmeros meios de comunicação, produzindo o próprio conteúdo nas redes e sites, sem precisar de ninguém.

O principal foco do debate, foi a maneira que o mundo tem encarado essa nova forma de jornalismo. “Todo mundo está muito preocupado com o movimento digital”, disse Marcel a respeito da postura da sociedade em relação às inovações atuais.

Para os três profissionais, o profissional  da imprensa não será afetado, mas pode ser favorecido por todos os recursos que a internet oferece, colaborando para o sucesso da atual e futura mídia jornalística.