Oscar 2021: o que esperar da maior premiação cinematográfica em meio a pandemia

Share

Carolina Vieira (3º semestre) e Pedro de Sales (2º semestre)

Após ser adiada devido à pandemia do coronavírus, a 93° cerimônia do Oscar está marcada para o dia 25 de abril. Neste ano a edição será lembrada pelas diversas adaptações e mudanças realizadas, necessárias para manter o distanciamento social. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas teve uma tarefa difícil ao incorporar todas essas alterações.

O formato da premiação foi algo que a Academia de Hollywood decidiu mudar. Sendo realizado tradicionalmente no Dolby Theater, em Los Angeles, este ano a cerimônia acontecerá em dois lugares de forma presencial: no mesmo teatro e na Union Station, estação de trem no centro da cidade. O evento está seguindo o mesmo modelo de outras premiações deste ano, como o Globo de Ouro e o Grammy Awards.

A Academia também detalhou que apenas os indicados, pessoas envolvidas na produção, apresentadores e um pequeno número de convidados poderão comparecer à cerimônia, devido às normas de segurança dos Estados Unidos na proteção do coronavírus. Outro ponto importante a ser mencionado é a flexibilidade da Academia em relação aos indicados que, pela primeira vez, permitiu filmes lançados diretamente em plataformas de streaming, visto que os cinemas e estúdios de Hollywood se encontram fechados por muito tempo. A versatilidade de nacionalidades, segmentos, atores e diretores foi significativa na escolha da bancada.

Por conseguinte, a categoria melhor direção teve também uma novidade: duas mulheres indicadas, Emerald Fennell, do filme Bela Vingança, e Chloé Zhao, do filme Nomadland. Caso uma das duas diretoras conquistem o prêmio, será a segunda vez que isso acontecerá na história da premiação, juntando-se a Kathryn Bigelow, pelo filme Guerra ao Terror, em 2010.

Dan Ruby, o atual presidente da academia, publicou um comunicado confirmando que os famosos eventos extras do Oscar, como o after party, festas pós-cerimônia entre os indicados, e as watch parties – eventos para o público antes e durante a premiação, com exibição dos filmes indicados – que normalmente acontecem nas cidades de Nova York e Londres, não irão ocorrer. O tradicional tapete vermelho deverá acontecer, mas de forma minimalista.

O Oscar no Brasil será transmitido dia 25 de abril, pelo canal TNT, a partir das 21 horas, com tradução simultânea. Já o tradicional Red Carpet da premiação acontece no E!, a partir das 18 horas, com o desfile dos atores e convidados.