“Bola de Rua” retrata a arte e a cultura do esporte mais popular da Terra

Share

Uma das imagens da exposição Bola de Rua, no Conjunto Nacional. Foto: Caio Vilela.

 

Já faz algum tempo que a seleção brasileira de futebol não vai tão bem das pernas, mas isso não é suficiente para acabar com a máxima de que o Brasil é o país do futebol. Por aqui, afinal, o esporte, antes de ser famoso no meio profissional, é popular nas ruas, campinhos, quadras públicas e praças das cinco regiões.

Já com data marcada para o encerramento, 16 de novembro, sábado, o Conjunto Nacional apresenta a exposição “Bola de Rua”, que conta com 55 imagens de futebol do fotógrafo Caio Vilela praticado fora dos estádios.

A ideia do fotógrafo é mostrar ao público como a boa e velha ‘pelada’ é tradicional fora dos estádios. O trabalho é fruto de pesquisa que começou em 2012, com Vilela buscando sempre atento os jogos nas ruas das capitais, nos vilarejos escondidos e em lugares menos conhecidos das cidades de interior.

Não tem tempo ruim, sol, chuva, vento que impeça os meninos de jogar. O cenário é simples: uma bola, pés descalços (ou não) e a ideia da marcação por traves, que podem ser galhos, ferro ou chinelos. O lugar pouco importa, como é possível perceber nas fotos.

Há mais de 10 anos o fotógrafo se dedica a retratar o imprevisto e o instantâneo presente nessas partidas espontâneas. Em 2013, as fotos produzidas ao longo dessa viagem foram reunidas o trabalho acabou virando o livro Futebol-Arte: do Oiapoque ao Chuí. Nas imagens, o fotógrafo mostra a proximidade que a bola causa, com times se formando de última hora e amizades surgindo a partir disso, do futebol sem compromisso.

O Conjunto Nacional está localizado na Av. Paulista, 2073, próximo à estação Consolação do metrô. A exposição está aberta ao público todos os dias, menos aos domingos, das 10h às 22h. O acesso é gratuito.

Thaisa Giannakopoulos (1º semestre)