Movimentos Artísticos – Michelangelo

Share

Pedro Cohem- 2º semestre

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, mais conhecido simplesmente como Michelangelo, foi um artista plástico, pintor, arquiteto e poeta italiano. O artista nasceu em Caprese Michelangelo, na Itália, no ano de 1475, e faleceu no mesmo país, porém em Roma, no ano de 1564, aos 89 anos de idade.

Conhecido por suas mais diversas e famosas obras, como Moisés, Pietá, Davi e o teto da Capela Sistina, na Itália, até hoje serve de inspiração para novos artistas e para as novas gerações. O italiano chegou, inclusive, junto com outros artistas importantes da história, como Leonardo da Vinci, Rafael e Donatello, a ser inspiração para um programa de televisão infantil, chamado Tartarugas Ninja.

O artista sempre foi conhecido por dar vida às suas obras. Perfeccionista, Michelangelo sempre colocou diversos detalhes em suas obras, os quais são notados até hoje por amantes da arte. O italiano viveu entre Florença e Roma, cidades em que conseguiu desenvolver sua arte principalmente por conta das grandes famílias importantes que viviam nesses lugares, como os Médici e também os grandes mecenas.

Michelangelo vivenciou o Renascentismo, movimento artístico da Idade Média europeia em que foi muito comum reviver obras do passado, algo que é muito notável nas artes do pintor e escultor. Além disso, ele também participou do chamado Maneirismo, outra vertente artística. No entanto, foi no Renascentismo que Michelangelo se destacou, sempre focado na representação da figura humana, principalmente masculina.

Ainda em vida, o artista era considerado um dos maiores de todos os tempos, sendo chamado, inclusive, de O Divino. E, até hoje, Michelangelo carrega a fama de ser um dos maiores nomes da história da arte. O artista permanece como um dos únicos a conseguir expressar o belo, o trágico e o sublime da forma mais perfeita possível, algo que poucos na história têm a honra de ter conseguido.

Michelangelo faleceu dia 18 de fevereiro de 1564, de forma pacífica, na companhia de amigos próximos e deixou, eternamente, um legado a ser seguido por todos os artistas, amantes e professores de arte.