Moradores e visitantes da Vila Mariana têm facilidade de acesso à Bienal de São Paulo

Share

SPTrans disponibiliza linha temporária de ônibus saindo do Metrô Ana Rosa. Foto: Marina Almeida

 

“No começo, as pessoas pegavam essa linha só no final de semana. Agora, que ela existe há quase um mês, o movimento aumentou bastante”, conta Antônio José Carlos, motorista do ônibus circular que faz o trajeto Metrô Ana Rosa – Bienal. O transporte foi criado para facilitar a visita do público à 30ª Bienal de Arte de São Paulo, que tem como o tema A Iminência das Poéticas. Com três ônibus circulando, a linha 909A/10 foi criada pela primeira vez pela SPTrans (São Paulo Transporte S.A.).

Apesar de o trajeto ter curta duração, aproximadamente 20 minutos, e transitar por poucas ruas do bairro da Vila Mariana, é possível identificar o ônibus facilmente. Diferente dos outros veículos que rodam pela cidade, o carro que liga o Metrô ao Portão 3 do Parque do Ibirapuera traz escrito nas laterais “Linha circular especial – Trigésima Bienal de São Paulo”. Dessa forma, tanto moradores como visitantes da Vila Mariana e imediações passam a ter maior facilidade de acesso ao evento.

O ônibus circula todos os dias da semana até 9 de dezembro, quando será encerrada a Bienal. Com intervalo de 15 minutos entre cada viagem, o transporte funciona entre 8h e 22h30. O preço é o mesmo dos outros veículos públicos da cidade: R$ 3,00.

“Nos finais de semana, muitos estrangeiros pegam esse ônibus. Os brasileiros também estão usando bastante. Como não é da cultura do brasileiro ir  a esse tipo de evento usando o transporte público, para mim é uma honra fazer esse trajeto”, enfatiza Carlos. Segundo ele, devido ao uso contínuo da linha, alguns usuários estão pedindo que ela se torne fixa e não termine com o fim da Bienal.     

Outras formas de acesso

Há outras possibilidades de acesso à Bienal. Os pedestres podem entrar pelos Portões 2, 3, 4, 6, 7A e 10. Quem desejar pegar o metrô, as estações mais próximas são Santa Cruz, Vila Mariana, Ana Rosa, Paraíso e Brigadeiro, que funcionam de segunda a domingo das 4h40 às 0h. Mas como essas estações não são próximas o suficiente para caminhar até a Bienal, a lista completa de ônibus pode ser conferida no site do Parque do Ibirapuera. Os motoristas podem estacionar seus veículos nos bolsões do Portão 3 e 7A, utilizando o talão da Zona Azul. Cada folha vale por duas horas.

 

Serviço
30º Bienal de São Paulo – A Iminência das Poéticas
Quando: 7 de setembro a 9 de dezembro
Terças, quintas, sábados, domingos e feriados: das 9 às 19h – entrada até às 18h
Quartas e sextas, das 9 às 22h – entrada até às 21h
Fechado às segundas
Onde: Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque do Ibirapuera – Portão 3 – Avenida Pedro Álvares Cabral s/n
Quanto: Entrada gratuita
Site: www.bienal.org.br/30bienal/pt/Paginas/default.aspx
Mais informações: (11) 5576-7600
 

Marina Almeida (2º semestre)