Milton Jung fala sobre o lado bom da crise no jornalismo em Aula Magna

Da redação (Portal de Jornalismo) – Fotos: Mariana Kotait – 1º semestre

“O jornalismo está em crise… Oba!”. É com essa declaração que o jornalista Milton Jung motivou os estudantes da ESPM-SP durante uma palestra, na manhã desta quinta-feira, 12. A aula magna teve lugar no auditório Castelo Branco e durou aproximadamente duas horas.

O objetivo foi receber os alunos para o semestre que já se inicia e, com um discurso um tanto quanto motivacional, explicar aos espectadores os meios de sobrevivência pelos quais o jornalismo vem transitando. Jung enfatizou que o profissional tem motivos para alegrar-se com a crise jornalística. “Se há problemas, eu é que vou consertá-los”, afirmou. Ele mencionou uma entrevista que realizara com Zuenir Ventura, profissional que tomou posse da Academia Brasileira de Letras recentemente: “Jornalismo é saber, é apuração, investigação, quando você faz uma matéria tem uma hierarquia do saber”.

Jung também enfatizou o significado da profissão: “Jornalismo é a construção da verdade, o jornalista não é quem sabe de tudo, mas conhece alguém que sabe”. Ele também assegurou a importância da apuração dos fatos em uma redação. Segundo o radialista, deve-se ter muito cuidado com o que vai ao ar, as barrigas (termo usado no jornalismo que significa “erros”) não podem acontecer.

Por ser radialista, Jung trouxe um pouco da história e reinvenção do aparelho.  O rádio saiu “dos centros das salas das casas”, tornou-se portátil, invadiu os meios de transporte e hoje pode ser conectado em qualquer lugar do globo. É o jornalismo adaptando-se às mudanças provenientes da comunicação.

Durante a palestra, Jung também listou pessoas e motivos que têm dado vida à profissão e praticado-a com destreza. Dentre os exemplos, estava Rene da Silva Santos, que começara a reportar os problemas da periferia onde morava aos 11 anos de idade e hoje, aos 17, comanda o jornal Voz da Comunidade, no Rio de Janeiro. Outro exemplo se deu pelos estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) que retratam via Instagram moradores de rua e suas histórias.

Milton Jung também contou um pouco sobre sua escolha de carreira. Filho e sobrinho de jornalistas, ele cresceu nos estúdios de rádio e nas redações de Porto Alegre. Embora seu primeiro emprego tenha sido em 1984 na Rádio Guaíba, foi em 1985 que se formou na PUC-RS. Migrou para São Paulo onde trabalhou na Rede Globo de Televisão,  TV Cultura e RedeTV!.  Em 1998, Jung começou a trabalhar na rádio CBN, onde atua até hoje. Durante a carreira, ele também escreveu o livroJornalismo de Rádio, com qual presenteou alguns alunos durante a palestra. Jung mencionou sobre seu novo livro que talvez será lançado em 2015, porém não chegou a comentar o título.

Ao fim da aula magna, respondeu às perguntas dos alunos e revelou que ainda tem vontade de trabalhar com jornalismo televisivo.

Bianca Alves (1º semestre)