Exposição em São Paulo apresenta as múltiplas faces de Paulo Leminski

Ambiente interno da exposição sobre Paulo Leminski (Foto: Marcela Bonafé)

Depois de receber mais de 330 mil visitantes em Curitiba, Foz do Iguaçu, Goiânia, Recife e Salvador, a exposição Múltiplo Leminski chegou a São Paulo. Alice Ruiz, mulher de Paulo Leminski, e suas filhas Áurea e Estrela Leminski, trazem ao público paulistano parte do acervo deixado pelo escritor, compositor, jornalista, crítico, professor, publicitário e roteirista de histórias em quadrinho. Fotos, desenhos e poesias ajudam a compor uma linha do tempo da vida do curitibano e mostrar seu amplo legado.

A exposição está distribuída em duas galerias. Em um dos ambientes da Galeria Florisbela, a máquina de digitar usada por Leminski está exposta, cercada por livros próprios e outros que o inspiraram durante sua carreira. Além disso, é possível conhecer sua caligrafia em cadernos e guardanapos escritos por ele.

Na Galeria Dom Pedro II, ao som de músicas compostas por Leminski e parceiros e interpretadas por diversos artistas, poesias e fotos estão distribuídas pelas paredes. Há, ainda, uma parte para que o visitante sente e ouça um pouco da história do escritor contada por Alice e aprecie algumas imagens em uma televisão.

Leminski escrevia muitos haikais (forma poética japonesa), além de praticar judô e karatê. Isso levou à criação de um ambiente com bambus, inspirado no Japão, mostrando poesias e fotos dele praticando artes marciais. Nos galhos de uma árvore, estão amarrados marcadores de página com poesias e, segundo a tradição, o visitante deve escolher um aleatoriamente para depois lê-lo.

Em outro ambiente, almofadas no chão, uma televisão e muitas ilustrações compõem uma área especial para as crianças, acompanhada de obras de Leminski destinadas ao público infantil, como A Lua no Cinema. No nicho ao lado, a face jornalista dele é mostrada através de página de jornais e frases sobre a profissão.

Espaço destinado para as crianças na exposição sobre Paulo Leminski (Foto: Marcela Bonafé)

A exposição teve início no dia 7 de março e ficará até o dia 3 de maio. Localizada no piso térreo da Caixa Cultural da Praça da Sé, região central da cidade, a mostra fica aberta de terça a domingo, das 9h às 19h e a entrada é franca. Segundo funcionários do local, o movimento é maior no horário do almoço.

Haverá ainda uma mostra audiovisual do dia 14 de março ao dia 1 de abril, na Caixa Belas Artes e uma programação paralela, na Caixa Cultural, com um pocket show (dia 21 de abril, às 19h15) e palestra (dia 25 de abril, às 16h). Áurea adiantou que os próximos destinos de Múltiplo Leminski serão Fortaleza, no segundo semestre, e Rio de Janeiro, no começo do próximo ano. Para mais informações, acesse www.multiploleminski.com.br.

Marcela Bonafé (1 semestre)

Ambiente de inspiração japonesa da exposição sobre Paulo Leminski (Foto: Marcela Bonafé)