Memórias do Fotojornalismo – Felice Beato

Share

João Pedro Prado Restani – (2º semestre)

O Memórias do Fotojornalismo apresenta hoje: Felice Beato. Nascido em Veneza, na Itália, no ano de 1832, o fotógrafo é conhecido como o primeiro da profissão a se dedicar completamente a Ásia. Felice fotografou Índia, Atenas, Constantinopla, Crimeia, Palestina e Japão, onde se estabeleceu na cidade que mais trabalhou em toda sua vida, Yokohama, fazendo de 1863 a 1877 diversos retratos etnográficos e cenas de gênero no Japão.

Beato ficou muito marcado também por suas fotografias produzidas em guerras, como a Guerra do Ópio, na China, em 1860 e as Guerras Coloniais Sudanesas, em 1885.

Junto com seu cunhado, James Robertson, o italiano registrou em 1857 a Rebelião Indiana. Muitos acreditam que suas fotos foram as primeiras a mostrar cadáveres humanos em um campo de batalha. Felice e seu cunhado também estão entre os primeiros que trabalharam na Terra Santa.

Beato chegou a lecionar sobre o processo fotográfico na London and Pronvincial Photographic Society em 1886 e após isso mesmo tendo se envolvido em muitos negócios continuou produzindo fotos. Seu último registro foi em Mandalay, na Birmânia, onde vendeu fotografias e móveis até 1907. Não existe registro oficial da morte do italiano, mas estudiosos acreditam que ela ocorreu em 1909 na mesma cidade de Mandalay.