Memórias do Fotojornalismo – Araquém Alcântara

retrato do fotógrafo brasileiro Araquém Alcântara / Brazilian photographer Araquém Alcântara's portrait

Share

Marcelo Santos – 6º semestre

Araquém Alcântara nasceu em Florianópolis no dia 16 de janeiro de 1951. Mudou-se para São Paulo para cursar jornalismo na USP. Morou grande parte da vida em Santos e atualmente vive em São Paulo.

Ele foi conhecido por priorizar a fotografia como expressão plástica e instrumento de transformação social. É considerado por muitos um dos artistas brasileiros que mais combateram em defesa do patrimônio ambiental. Além disso, Alcântara já atuou diversas vezes na linha de frente contra o desmatamento ilegal da Amazônia, retratando através de fotos todos os horrores da destruição deste bioma. Ele foi o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais do Brasil. Entre 1987 e 1998 percorreu todos os parques e então surgiu sua mais celebre obra, Terra Brasil.

Alcântara também foi o primeiro fotógrafo a realizar um ensaio sistemático sobre os ecossistemas e as unidades de conservação do país. Este trabalho só foi finalizado após 22 anos de expedições pelo sertão brasileiro.

Produziu a capa do livro “Unknown Amazon” para o Museu Britânico em 2001 e fotos para a exposição. É o primeiro fotógrafo brasileiro a produzir um trabalho inédito para a National Geographic, a edição especial “Bichos do Brasil”.

Entre suas principais obras estão os livros: Pantanal, Mar de Dentro, Amazônia, Jaguaretê e Terra do Brasil, tornou-se o livro de fotografia mais vendido no Brasil nos últimos tempos.

A obra mais recente foi lançada em 2019, chamada de Brasileiros. A obra é uma coletânea de fotos do povo brasileiro tirada durante os 50 anos de carreira de Alcântara.

Em 1998 e 2001, ele recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo. Em 2001 foi eleito o ganhador do Prêmio Von Martius oferecido pela Câmara de Comércio Brasil Alemanha na categoria natureza. E em 2006, recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro Amazônia.