Memórias Fotojornalismo – Piérre Bulat

Share

Raeesah Salomão – (2º semestre)

Piérre Bulat nasceu em Conde-Sainte-Libiaire, em 1924, na França. Começou a fotografar em 1938 e dois anos depois se matriculou na Escola Nacional Francesa de Fotografia e Cinema, em Paris. Em 1943, para fugir do trabalho forçado na Alemanha, foi para a Zona Franca da França e começou a trabalhar no serviço de fotografia do governo francês.

Logo após, teve o início de seus trabalhos para a imprensa francesa. Nela, cobriu celebridades, atualidades e crimes. Em 1948, se mudou para o Cairo, onde publicou Images d’Egypte. Ao retornar a Paris, abre um estúdio de moda e trabalha como freelancer para a imprensa americana e parisiense. Gravou várias reportagens como L’Efance Perdue, para a revista Look, e pela qual recebeu o prêmio da Enciclopédia Britânica.

Em 1958, assinou o primeiro contrato com a revista Life. Sua aliança com a revista durou até o seu fechamento em 1972. Em sua carreira, fotografou para marcas como Balmain, Yves Saint Laurent, Courreges, Dior e Valentino. E não parou por ai, continuou o free lancing para várias revistas francesas e estrangeiras, como a Paris Match, que durou por dez anos e lhe permitiu muito aprendizado em reportagens internacionais com cores.

Em 1994 foi nomeado como Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras.

Hoje, seu trabalho ainda é muito reconhecido em diversas galerias em Paris e ao redor do mundo. A fundação Nacional para Arte Contemporânea de Paris fez uso de várias fotografias.