A mania por paletas chega à Vila Mariana

Share

La Casita, paleteria na rua França Pinto. Foto: Pedro Del

A mania das paletas chegou agora na Vila Mariana. A preferência dos frequentadores do bairro é a de morango com leite condensado e a clientela das paleterias do bairro varia entre 80 a 150 pessoas por dia.

Oferecidas em sorveterias, quiosques ou carrinhos, as paletas são um tipo de sorvete produzido geralmente a partir de frutas frescas, cujo nome tem origem espanhola e significa bastão.

A “La Casita”, localizada entre as ruas França Pinto e Rio Grande, por exemplo, apresenta visual estilo barraca mexicana. Das 12h às 20h30, o local também vende churros recheados, outro doce típico ibero-americano. Já a paleteria “Muy Bom”, localizada na rua Álvaro Alvim, abriu suas portas em novembro de 2014. O estabelecimento oferece paletas cremosas, frutadas e premium, com camada extra de chocolate. Os preços variam de 7 a 10 reais.

“Estudantes, moradores do bairro e trabalhadores do comércio ao redor são as pessoas que mais frequentam a paleteria”, disse Daniel Rebecchi, funcionário da Muy Bom desde o início. Segundo ele, o diferencial da sorveteria é a entrega em domicílio.

Modismo                                                      

Segundo dados da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), em 11 anos – de 2003 a 2014, a comercialização de sorvete ou gelado aumentou 90,5%, chegando a marca de 1.305 milhões de litros de sorvete consumidos.

A moda das paletas mexicanas se espalhou rapidamente desde que chegou ao Brasil, em 2014. Mas assim como outros produtos, como o frozen iogurt e bolos caseiros, a onda pode estar perto de se esgotar. Segundo os especialistas econômicos do Estadão, o comércio de paleterias mexicanas irá diminuir muito no ano de 2015, pois é um produto de uma estação especifica, o verão.

Marcio Cardoso, dono da “Muy Bom”, concorda que os sorvetes mexicanos são uma moda passageira e pretende adicionar outras categorias em seu cardápio. “Em um futuro próximo, quero colocar opções variadas de café e alguns tipos de lanches também, além dos sorvetes”, disse.

Já Natália Soares, gerente da “La Casita”, apontou a precaução utilizada pelo dono em relação ao prejuízo das paletas em estações frias. “Ele pensou nisso tanto que colocou o churros no cardápio. Quando esfria, vende bastante.”

Calorias

São algumas as diferenças entre o picolé e o sorvete mexicano. Uma delas é o valor nutricional. O picolé tem 60 gramas, enquanto a paleta mais tradicional tem 120. As calorias também mudam de sabor pra sabor. A paleta mexicana recheada de brigadeiro tem, por exemplo, 263 calorias. Já o picolé de brigadeiro da marca Nestlé tem 109 calorias. Os picolés são mais baratos e mais simples, contendo apenas o sabor da fruta, ou do chocolate. O sorvete mexicano é mais elaborado, com pedaços de fruta, recheios diferenciados e tem uma aparência mais gastronômica.

Serviço

La Casita Churros Y Paletas

Endereço: Rua França Pinto, 680 – Quiosque

Horário de Funcionamento: 12h às 21h

Por Mariana Yole e Pedro Del