HOJE: sessão de cinema “A questão Israel-Palestina” promove filme e debate

Share

Filme Lemon Tree, do diretor Eran Riklis (divulgação)

A biblioteca Viriato Corrêa, localizada na rua Sena Madureira, recebe às 15 horas a sessão especial de cinema “A questão Israel-Palestina”, com a exibição do longa-metragem Lemon Tree (2008, cor, 106min), do israelense Eran Riklis. A organização do evento é da Frente Palestina da USP, que promoverá um debate após o filme. O evento faz parte da ação mundial Israeli Apartheid Week 2015.

O filme conta a história da viúva Salma Zidane (Hiam Abbass), que sobrevive fazendo compotas dos limões cultivados pelo pai há 50 anos, até que o Ministro da Defesa de Israel (Doron Tavory) torna-se seu vizinho. Salma é notificada que seu pomar seria destruído, já que poderia servir de esconderijo para um possível ataque terrorista. A partir daí, inicia-se um processo que chega até a Suprema Corte, tornando-se um fato político e midiático.

O filme aborda com sutileza e poesia uma questão complexa do ponto de vista privado e as inúmeras formas de resistência e destruição, onde não há conflito armado. Outro ponto importante é o papel das mulheres na trama, tanto por Salma Zidane – a personagem central – quanto pela esposa do Ministro da Defesa, Rona Lipaz-Michael.

Serviço:

Onde: Biblioteca Viriato Corrêa. Rua Sena Madureira, 298, a 600 metros da estação de metrô Vila Mariana.

Quando: 27 de março, às 15h.

Tel.: 5573-4017. Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 10h às 19h. Sábados e domingos, das 11h às 18h.