Chuvas da semana passada causam estrago no bairro

Share

Mulher se protege da chuva enquanto aguarda ônibus. Foto: Thayane Matos

São as águas de março fechando o verão. A música de Tom Jobim retrata o que aconteceu em São Paulo na semana passada. Na última quinta-feira (19), a chuva causou muitas dificuldades para os paulistanos. Ocorreram transbordamentos de córregos, o aeroporto de Congonhas fechou e o trânsito ficou complicado por causa da chuva de granizo.

Muitas pessoas buscaram abrigo no posto de gasolina da Rua Napoleão de Barros com a Avenida Onze de Junho. A força da água fez com que alguns motoristas abandonassem seus carros. O frentista Lucas Emanuel da Silva conta que mesmo na parte mais alta do estabelecimento a água chegou ao nível do tornozelo. “Não tinha nem onde ficar”, desabafou Silva.

Luís Carlos dos Santos Junior, trabalhador do mesmo local, relatou sobre os prejuízos trazidos pela chuva. “A água chegou a entrar na loja e a força dela fez com que os produtos fossem jogados à rua. Logo após o término da chuva, tivemos que sair correndo atrás deles”, lamenta.

Além dos produtos perdidos, as bombas de combustível encheram de água e o posto teve que ficar fechado por mais de três horas. Luís Carlos diz que é comum a região alagar, “de quatro a cinco vezes por ano.  “Se for uma chuva forte, de mais de 20 minutos, a rua alaga”, comentou.

Estragos e previsão do tempo

Chuva causa trânsito na Avenida Ibirapuera. Foto: Thayane Matos

A cidade ficou em estado de atenção depois da chuva que a atingiu na quinta e sexta feira (dias 19 e 20). As enchentes geraram 21 pontos intransitáveis na Zona Sul, como a avenida Ibirapuera e a Santo Amaro. A região Sul da capital teve 30% da chuva esperada para todo mês de março, com uma precipitação de 52mm.

As chuvas começaram por volta das 14h nos dois dias e deixaram as linhas da CPTM alagadas, causando a paralização total. Além das linhas de trem, as linhas verde e vermelha do Metrô ficaram com velocidade reduzida.

Depois de mais de uma semana sem chuvas fortes, no domingo (29) ela voltará. O dia ficará nublado. Segundo o Climatempo, as chuvas podem ter intensidade de forte a moderada, a partir do começo da tarde.

Por Mariana Yole e Helena Bonamico (texto) e Thayane Matos (fotos)