Mais de um século depois, All Star mantém sucesso entre jovens

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All-Star de Kurt Cobain, no qual escrevia seus famosos versos melancólicos. Foto: Divulgação

O tempo passa e algumas coisas nunca saem de moda. O All Star Converse é um exemplo: com 105 anos de existência, os sapatos ainda fazem sucesso entre os jovens, constantemente lançando modelos comemorativos e se atualizando com as novas gerações.

No início do século XX, Marquis Mills Converse fundou a Converse Rubber Shoe Company em Malden, Massachusetts, nos Estados Unidos. Dez anos após o início das atividades, a empresa já era capaz de produzir 20 mil pares de sapatos por dia e havia conquistado o público nacional – isso graças a Chuck Taylor, jogador de basquete que consagrou a marca em solo norte-americano. De lá para cá, os números se expandiram significativamente: hoje, em torno de 30 mil pares são vendidos semanalmente ao redor do mundo.

“O que eu gosto no All Star é que posso usar em qualquer situação que me sinto bem, o design é muito simples, muito bonito e vai com tudo”, diz Gabriela Cshapiro, estudante de Comunicação Social. “Várias tribos se identificam com a marca porque existem vários modelos direcionados para cada uma delas; além disso, acho que a mensagem passada é comum para todas: originalidade e rebeldia”, complementa.

“O All Star é um calçado que foi usado por muita gente famosa. Então, se você é punk, vai se lembrar do Ramones; se é grunge, vai se lembrar do Kurt Cobain. Grandes ícones da juventude o usavam. Além do mais, ele é relativamente barato”, diz Vivian Whiteman, editora de moda da Folha de S. Paulo. De acordo com ela, a principal qualidade do produto é ter se associado a uma gema da cultura contemporânea: a juventude. “Ao longo do tempo, o All Star se transformou em sinônimo de juventude, e ela é um dos tesouros maiores da moda”.

Assista ao vídeo com quem usa All Star:

Pedro Neves (2º semestre)