Exposição de Sebastião Salgado, no Tomie Ohtake encerra domingo

Exposição de Sebastião Salgado no Instituto Tomie Ohtake. Foto: Camilla Santos

“Perfume do sonho – Uma viagem ao mundo do café” de Sebastião Salgado, com curadoria de Lélia Wanick Salgado, estará em exibição até dia 8 de maio no Instituto Tomie Ohtake, na Av. Brigadeiro Faria Lima. Exposto inicialmente na Expo Milano 2015, a mostra reúne 80 obras, todas em preto e branco, que retratam a vida dos trabalhadores nas plantações de café.

As fotografias foram realizadas de 2002 a 2014, em áreas de cultivo de 10 países: Brasil, Índia, Indonésia, Etiópia, Guatemala, Colômbia, China, Costa Rica, El Salvador e Tanzânia. O trabalho em família e em pequenas fazendas é o cenário mais comum das fotos expostas.

Uma característica bem marcante é a simplicidade das pessoas que é mostrada nos retratos exibidos. As cenas são bem parecidas entre si, independente do país em que a foto foi tirada, exibindo a vida quase homogênea dos coletores de café ao redor do mundo.

Obras da exposição. Foto: Camilla Santos

O contato de Sebastião com o café começou desde cedo. Quando tinha 7 anos, teve grande contato com o produto, pois ajudava seu pai na secagem de grãos na fazenda da família em Aimorés (Minas Gerais) e mais tarde, quando trabalhava na Organização Internacional do Café, em Londres, visitava plantações de diversos países.

O instituto fica aberto de terça a domingo das 11h às 20h e a entrada é gratuita. Além da exposição de Sebastião ainda é possível conferir “Aprendendo com Dorival Caymmi – civilização praiera” e “Olhar em movimento – Linguagens da arte cinética italiana dos anos 1950-70”.