Cofundadora do Black Lives Matter abre Virada ODS

Share

Em palestra transmitida pela internet, Ayo Tometi discutiu a relação do desenvolvimento com pautas raciais e de gênero – Foto: Reprodução

Laura Margutti (1º semestre)

A abertura da 2ª Virada ODS, na noite do dia 16 de junho, contou com a participação de Ayo Tometi, cofundadora do Movimento Black Lives Matter, que completa 10 anos em julho de 2023. Sua abordagem tratou de questões raciais e de gênero e a relação dessas pautas com a sustentabilidade.

Realizada no auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP), a palestra foi organizada em formato talk show – com perguntas direcionadas à convidada por Aline Torres, secretária de cultura da capital – e foi transmitida ao vivo, pelo YouTube, com gravação disponibilizada para consulta.

Filha de imigrantes nigerianos, Tometi nasceu nos Estados Unidos e é ativista pelos direitos humanos e escritora. Já esteve à frente da Aliança Negra por Imigração Justa (BAJI, na sigla original) e atua como agente comunitária.

Ela contou um pouco sobre a história do movimento que ajudou a criar e sobre as motivações que dão sentido à luta desse grupo. Também discutiu o problema do racismo, a participação de pessoas negras nas tomadas de decisão das políticas públicas e a importância da educação e da cultura para o desenvolvimento.

“Houve momentos na História, como o do Movimento Black Lives Matter, em que pudemos ver que as coisas não precisam levar tanto tempo [para mudar]. Nós podemos promover essa disrupção do status quo, podemos criar um movimento e dizer: ‘É a hora, de fato. Já passou do tempo’”, destacou.

Ela ainda enfatizou que a agenda de mudanças sustentáveis deve priorizar a escuta das mulheres, que são as mais atingidas pelos problemas estruturais de muitas sociedades. “As mulheres do globo que são marginalizadas, mulheres imigrantes, nós devemos escutar suas vozes, escutar suas preocupações, e as mulheres que têm acessos e privilégios devem apoiar essas mulheres e estar com elas, em distintas áreas e distintos espaços”.

A programação da Virada ODS se estende até domingo, dia 18, com várias atrações culturais e espaços de discussão sobre temas relevantes para pensar um mundo mais sustentável.