IMS faz retrospectiva sobre fotógrafo japonês em exposição

Share

Texto e imagens: Giovanna Massaro (1º semestre)

Iniciou no sábado (9) a exposição “Daido Moriyama: Uma Retrospectiva”, no Instituto Moreira Salles (SP), em parceria com a Daido Moriyama Photo Foundation, apoio da Fundação Japão e curadoria de Thyago Nogueira. A exposição conta com diversas fotos do autor, fazendo uma linha do tempo dos seus trabalhos, desde 1960, quando começou a trabalhar com fotografia, até os dias de hoje. A exposição é gratuita e com entrada permitida mediante a apresentação de comprovante de vacina.

Sobre o fotógrafo

Nascido em Osaka, no ano de 1938, Daido Moriyama começou a trabalhar com fotografia editorial no início dos anos 1960. No contexto de reconstrução econômica do Japão, a fotografia dos dramas sociais e nacionais ganhavam espaço. Escalado para fotografar o dia-a-dia dos bairros operários, Daido desenvolveu o seu próprio estilo desfocado e tremido.

Entretanto, com o passar do tempo, cobrindo matérias para revistas, Moriyama começou a desconfiar da maneira como era feita o uso da imagem pela mídia de massas. Ele estreou e participou de projetos que provocavam uma nova forma de ver a fotografia. Nisso, ingressou na revista independente Provoke, que tinha como objetivo libertar as produções fotográficas das amarras burguesas.

Em 1972, lançou o livro “Adeus, fotografia!” com cópias de fragmentos de negativos granulados, desafiando a percepção do que é fotografia. No mesmo ano, lançou uma revista com suas produções, que durou apenas um ano, mas foi relançada em 2006 e dura até hoje.

Uma das cidades fotografadas por Moriyama foi São Paulo, que ele registrou em 2007.