Exposição imersiva de Van Gogh abre lotes extras de vendas de ingresso em São Paulo

Share

Texto e imagens: Bruna Bonato (1º semestre)

Amostras e painéis das obras memoráveis do pintor Van Gogh estão expostos desde o dia 17 de março para moradores e visitantes da capital paulista. O evento foi inaugurado no shopping Morumbi em São Paulo e conta com uma exibição imersiva chamada “Beyond Van Gogh” (“Além de Van Gogh”, em português).

Com o intuito de aguçar as possibilidades visuais, sensoriais e até auditivas, foram expostas mais de 300 obras, divididas por três salas. Para uma experiência mais “viva” sensorialmente, foram cerca de 40 projetores e 331 mil lumens (“lm”, quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa).

Murais interativos apresentam ao fundo pinturas e obras do artista com frases relacionadas a situações vividas por ele. Cartas feitas e enviadas para seu irmão e cunhada foram expostas em forma de diálogo, como: “O amor sempre causa problemas, é verdade, mas a seu favor, ele energiza”.

Exemplificando sua produção artística, em um dos painéis é revelada a importância da natureza curativa para as obras de Van Gogh. “Sentindo-se melhor longe da cidade, o pintor buscava o campo, tanto por sua riqueza visual, como por sua qualidade curativa”, de forma que experimentar sua obra é sinônimo de reconectar-se com a natureza imponente.

Ainda que chame atenção de pessoas com interesse no quesito audiovisual e artístico, há desconfortos significativos referentes ao valor do ingresso, que custam de 70 a 200 reais. Deficientes pagam 28 reais, enquanto jovens estudantes ou menores de idade, entre 35 e 55 reais. A exposição segue no Morumbi Shopping até o dia 3 de junho, das 10h às 21h.