Henrique Calandra, membro do Conselho Municipal da Vila Mariana, explica como funciona a entidade

“Consegui implementar uma casa de cultura em parceria com o Diretório e o Centro da Acadêmico da ESPM”, diz o jovem, que é estudante da faculdade. Foto: Ivan Trimigliozzi

Você se importa com a região onde mora? Sabia que há conselhos de moradores que propõem melhorias nos bairros? O aluno da ESPM-SP Henrique Calandra (24) explica para o Portal de Jornalismo como funciona o Conselho Participativo Municipal da Vila Mariana. Calandra, que faz dupla graduação em Administração e Relações Internacionais, foi eleito um dos 32 conselheiros municipais da Vila e, no cargo, propõe micro-ônibus circulares no bairro, cinema ao ar livre e festivais de música.

Portal de Jornalismo: Como funciona o Conselho Participativo?  Quais são as atividades que ele desenvolve?

Henrique Calandra: O Conselho Participativo Municipal é um organismo autônomo da sociedade civil. Sua criação visa ampliar a participação popular e transparência nas subprefeituras. O papel dos conselheiros é exercer o controle social no planejamento, fiscalizar as ações e gastos públicos nas regiões e sugerir ações e políticas públicas.

P.J: Os conselheiros são eleitos pelos moradores? Como funcionam as reuniões?
H.C
: O Conselho elegeu 32 conselheiros em uma eleição direta no fim do ano passado e começou suas atividades no início desse ano. A entidade possui um presidente eleito pelos membros do Conselho, que coordenam as pautas das reuniões, distribuídas em grupos de discussões como mobilidade, orçamento, cultura e desenvolvimento social.

P.J: Os conselheiros desenvolvem atividades específicas?
H.C: Nós propomos medidas principalmente sobre o plano diretor e sobre a subprefeitura. Também monitoramos os seus gastos.

P.J: Quais são as principais metas do Conselho para 2014?
H.C: Há o plano de metas da Prefeitura, mas cada um, no conselho, tem suas prioridades. O plano de metas da subprefeitura propõe o reordenamento territorial e a redução da desigualdade no bairro. Tem como objetivo a integração com outros instrumentos de planejamento e orçamento, bem como a articulação entre os diversos órgãos e secretarias da Prefeitura, com participação social na sua elaboração.

P.J: Já houve resultados na Vila Mariana após o surgimento do Conselho?

H.C: Uma das minhas propostas foi concretizada recentemente. Consegui implementar uma casa de cultura em parceria com o Diretório e o Centro da Acadêmico da ESPM. Vamos fazer um festival de música no bairro.

P.J: Como que os moradores da região podem conhecer e participar do Conselho?
H.C:
Entrando no site da Subprefeitura da Vila Mariana e no grupo Conselho Municipal da Vila Mariana, no Facebook.

Ivan Trimigliozzi (3° semestre)