Critério para participar é o de comercialização de produtos autorais – Foto: Isabella Zuppo
Isabella Zuppo (1º semestre)
Aproximadamente 100 pequenos comerciantes se reuniram nos dias 5 e 6 de novembro na Praça Cidade de Milão, ao lado do Parque Ibirapuera, zona sul de São Paulo, numa feira destinada à comercialização de artigos variados – como comidas, bebidas, roupas, bijuterias, artesanatos, etc. –, mas com algo em comum: são todos autorais e criativos.
O Fair&Sale Festival Criativo, que é realizado regularmente, em vários locais, busca aproximar produtores e consumidores de produtos que podem ser considerados alternativos. “Há alguns critérios que os vendedores têm que atender para poderem expor aqui com a gente: uma pegada autoral e tem que ter empreendimento. Após isso, analisamos os tipos de produto e como ele se comporta na feira”, explica Giovana Frugis, uma das organizadoras.
A inovação também é algo levado em conta. Muitos comerciantes descobrem a feira pelas redes sociais, e a organização procura sempre dar espaço a novos interessados. “Todo evento temos pelo menos 30% de marcas novas aqui, embora alguns comerciantes já sejam mais recorrentes nas feiras”, acrescenta Frugis.
Estreia – Esta foi a primeira vez que a artesã Julia Ferreira participou da feira. Ela conta que sempre foi apaixonada por moda e por acessórios e cerâmicas. Publicitária, migrou para o esse meio há alguns anos e criou uma pequena empresa. “Desde a modelagem da argila, a pintura, a confecção e a distribuição para as lojas parceiras e feiras como essa, é tudo feito por mim mesma”.
As irmãs Sam e Graci Macielo são proprietárias de uma rede de pães saudáveis, feitos com farinha de amêndoas, sem nenhum tipo de conservantes e a partir de fermentação natural. É a segunda vez que participam do Fair&Sale, que conheceram por indicação de outros comerciantes.
Muitos consumidores também descobrem o evento por indicação de outras pessoas ou pelas redes sociais. O casal Ana Paula Pacheco e Gustavo Pereira consideram que o ponto forte da feira é a diversidade de produtos expostos e o ambiente agradável. “A música ao vivo também é bastante agradável, nada muito alto ou que acabe incomodando”, diz Pacheco.
Programação – O próximo Fair&Sale está agendado para os dias 19 e 20 de novembro, das 10h às 18h. O local, desta vez, é a Nossa Praça, que fica Vila Cruzeiro, também na zona sul de São Paulo, nas proximidades do Parque Burle Marx e da Hípica Santo Amaro.
#ParaTodosVerem: Foto mostra as barracas da feira, com tendas brancas, algumas com mesas para exposição de produtos, outras com roupas coloridas penduradas em cabides. Há pessoas passando em frente a elas. A praça é rodeada por árvores altas. O piso de cimento é quadriculado, nas cores marrom e cinza.