Word Press Photo – ética no fotojornalismo

Share

Ana Arakaki – Gabriella Borges e Laís de Lucca – (1º semestre)

Luiza Vezzá – (2º semestre)

Na última segunda-feira, 7, a ESPM/SP recebeu, no auditório Castelo Branco, o gerente de exposição e curador, Raphael Dias e Silva. O palestrante faz parte de uma organização, World Press Photo Foundation, que tem a missão de conectar o mundo à historias que importam. O bate-papo foi direcionado para a questão da ética no fotojornalismo e suas controvérsias. Pensando nisso, Raphael comentou sobre a importância de não manipular imagens e possuir consentimento informado ao fotografar pessoas vulneráveis e crianças.

O convidado também ofereceu exemplos de quando a ética no fotojornalismo foi dúbia, principalmente considerando registros de guerra. Ele menciona a foto “A menina e o abutre”, de Kevin Carter, uma imagem que ainda causa polêmica quanto a moralidade do contexto em que foi tirada.

Raphael finalizou a sua fala com a reflexão de Greg Marinovich, membro do Bang Bang Club, a respeito do ponto de vista dos profissionais quanto ao assunto: “tragédia e violência certamente fazem imagens poderosas. É o que somos pagos para fazer. Mas tem um preço a ser pago com cada imagem. Uma parte da sua emoção, vulnerabilidade e empatia que nos torna humanos é perdida toda vez que clicamos a câmera”.

Por fim, Raphael finalizou a palestra promovendo o concurso de fotografia oferecido pela World Press Photo Foundation que conta com um novo modelo organizado em seis regiões do mundo, com quatro categorias, sendo elas: fotos únicas, reportagem fotográfica, projetos de longo termo e formato aberto.