Febre que dominou o Brasil, Pokémon Go traz aspectos positivos e negativos

Camila Vieira, aluna de jornalismo da ESPM-SP jogando Pokémon Go.

Share

Camila Vieira, aluna de jornalismo da ESPM-SP jogando Pokémon Go.

No começo do mês de agosto, o aplicativo de game mais falado no mundo chegou ao Brasil. Com mais de um mês de espera e muita expectativa, Pokémon Go, jogo criado pela Nintendo e Niantic, dominou o Brasil logo no primeiro dia de estreia.

O desenho animado sucesso dos anos 90 da Nintendo voltou com força total em forma de um jogo no qual é possível pegar os pequenos monstrinhos, conhecidos como pokémons, com uso do recurso GPS para simular um mundo real com as localizações reais.

O jogo também oferece vários itens para você usar na caça com seus pokémons, como as pokébolas: para pegar os bichinhos; os incensos: para atrair os monstrinhos; os ginásios: onde acontecem as batalhas com outros pokémons de outros usuários em tempo real; os ovos: nasce seu próprio pokémon que pode ser alterado o nome; os pokéstops: onde você pode pegar as pokébolas e outros itens, entre muitas outras ferramentas.

Além do público-alvo ser adolescente, é “contagioso” também para a população de mais de trinta anos, que vivenciou a febre do Pokémon nos anos 90, e está muito satisfeita com o sucesso do jogo para relembrar a infância.

O jogo possui diversas ferramentas para pegar os bichinhos que aparecem bem na frente da tela do smartphone. Um dos aspectos mais positivos que o jogo oferece é a questão de ter que andar para poder “caçar” os pokémons, então a atividade física é trabalhada junto com o divertimento.

Mas não podemos deixar de mencionar os pontos negativos, em especial um que já virou alerta em todos os países que possuem o jogo disponível para baixar: a segurança. É essencial tomar cuidado com os lugares onde vai caçar os pequenos bichinhos. A Nintendo faz uma alerta no próprio aplicativo do game quando é aberto.

O jovem estudante, Victor Puppo, foi assaltado na cidade de Jaú, interior de São Paulo, quando estava com dois amigos andando na rua e procurando os monstrinhos, foi abordado por um homem lhe pedindo o celular.

Além do jogo diminuir muito a bateria, o móvel de dados de internet também acaba rápido. São casos que já ocorreram com Pedro Arvelos, que cursa Administração de Empresas. Ao estar conectado ao jogo, perdeu toda a bateria, e ainda recebeu uma mensagem da operadora de que o pacote da internet chegou a 100%.