Exposição Volta ao Avesso do Avesso em cartaz no MAC – USP do Ibirapuera em São Paulo

A obra pertence à coleção Cartografia de Mundos Inexistentes. Nela, o artista trabalha com a tela deitada no chão, borrifando os pigmentos de maneira aleatória. Obra exposta no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo.

Share

Gabriela Nassif – 2º semestre

O Museu de Arte Contemporânea de São Paulo exibe trabalhos ligados às várias vertentes da arte conceitual, às novas tecnologias e obras que problematizavam a tradição moderna. Localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, no bairro Vila Mariana, o museu oferece entrada e estacionamento gratuitos. Dentre as exposições em cartaz, estão: Volta ao Avesso do Avesso – Espanha na Bienal de São Paulo; Sergei Tchoban: tempo espelhado; Menines de Mirian – bruCa teiXeira; Cartografia de Mundos Inexistentes – Manoel Veiga; Art Déco Brasileiro – Doação Fulvia e Adolpho Leirner; e Lugar Comum.

Nas últimas décadas, o MAC USP tem ampliado suas coleções modernas e contemporâneas. Nesse período ingressaram para o acervo obras de Henry Moore, Cildo Meireles, Julio Plaza, Joseph Beuys, Leda Catunda, Rosângela Rennó, Jonathas de Andrade e vários outros artistas brasileiros e internacionais. Mais recentemente, com uma política de atualização, o Museu recebeu para a sua coleção mais de 300 obras a partir de doações de artistas, galeristas, colecionadores e aquisições realizadas por intermédio da AAMAC (Associação de Amigos do MAC USP).
Considerado um centro de referência de arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional, o museu foi instalado em um complexo arquitetônico criado nos anos 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer e equipe. Com um acervo de cerca de 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações, o acervo mantém à disposição de estudantes, especialistas e do público em geral uma biblioteca e um importante arquivo documental.

Para visitação, não há necessidade de agendamento prévio. No site oficial do MAC USP, também é possível acessar o acervo online, com as exposições: Coleção Fulvia e Adolpho Leirner do Art Déco Brasileiro; Amálgama; e Vídeo MAC.

Horário de funcionamento: terça a domingo das 10 às 21 horas
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04094-050
Contato: (11) 2648-0254