Pelo Mundo ESPM – Cristo Redentor

Share

    Ana Clara Rangel – (2º semestre)

Fundado em 1º de março de 1565, foi a segunda capital do Brasil e é atualmente um dos principais centros turísticos do país, contando com a estátua do Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

O Cristo Redentor, situado no topo do Corcovado, um morro de 710 m de altura, no parque nacional da Tijuca, oferecendo uma vista totalmente privilegiada aos seus visitantes, um panorama da cidade, de onde podemos ver grande parte de suas riquezas naturais.

A estátua, uma Art Déco, possui seus quase 90 anos, tem 38 m de altura, incluindo seu pedestal. A ideia de construí-la surgiu em 1859, com o Padre lazarista francês Pierre-Marie Boss, que chegou a escrever em um livro, cujo nome é “imitação de Cristo”, publicado em 1903.

O projeto foi concedido somente em 1921, quando a igreja católica promoveu um concurso para saber quem teria o projeto vencedor, e nesse caso, foi o do engenheiro Heitor da Silva Costa, que se inspirou em ilustrações do pintor Carlos Oswald. A ideia era de que fosse um marco para a comemoração do centenário da independência brasileira, em 1922, o que foi considerado inviável. Após pressões pela comunidade católica, as obras foram retomadas no ano de 1924.

Com projeto arquitetônico comandado pelo engenheiro Heitor Levy, a construção se deu em 1926, durando 5 anos, feito de concreto armado e pedra-sabão, o monumento conta com trabalhos do escultor polonês-francês Paul Landowski, que esculpiu a cabeça e as mãos. No dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida, o monumento era inaugurado, o evento contou com a presença de D. Sebastião Leme, que benzeu a estátua.

Posteriormente, no ano de 1975 a estátua já se encontrava em estado de má conservação e foram necessárias reformas, porém ficou com muita luz, se tornando um problema, já que atraía muitos insetos, desequilibrando a floresta da Tijuca e atrapalhando os visitantes.

No aniversário de 50 anos, houve mais reformas, e dessa vez contava com a presença do Papa João Paulo II. Atualmente, o Cristo Redentor é tido como “símbolo do amor, apelo à reconciliação e convite à fraternidade” como definiu João Paulo II. Em seu pedestal encontra-se um santuário católico, inaugurado em 2006, e em 2007 foi eleita uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Para acessar a atração, é possível fazê-lo de van, carro ou trem, que realizam um tour pela Mata Atlântica até chegar ao topo, onde terá acesso aos elevadores ou escadas para subir até onde se encontra a estátua. A atração recebe, em média, cerca de 5 mil visitantes diários, e os ingressos variam de acordo com a temporada, podendo ser adquiridos no site Paineiras Corcovado ou em guichês ao lado do embarque dos trens.