Exposição reúne grandes invenções de Leonardo da Vinci

Mostra conta com obras interativas. Foto: Larissa Kazumi

Share

Mostra conta com obras interativas. Foto: Larissa Kazumi

São Paulo vem sendo palco de várias exposições culturais. As mostras Castelo Rá-Tim-Bum, Salvador Dalí e Transarquitetônica são algumas delas, de acordo com o site Catraca Livre.

Nas imediações da Vila Mariana, o Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) recebe a exposição Leonardo da Vinci, a Natureza da Invenção, que procura abordar as criações do renascentista.

O público pode conferir as obras até maio de 2015. Tudo na exposição faz parte do acervo Universcience, de Paris, e do Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci (MUST), na Itália.

A exibição, dividida em sete módulos, aborda os campos de estudo e trabalho, como Introdução, Transformar o movimento, Preparar a guerra, Desenhar a partir de organismos vivos, Imaginar o voo, Aprimorar a manufatura e Unificar o saber.

Mais de quarenta peças e dez instalações interativas focam o método de trabalho de Da Vinci e sua atuação como engenheiro e pensador. Os projetos foram produzidos por pesquisadores e engenheiros, em 1952, para a celebração de 500 anos de nascimento do artista.

As peças, apresentadas pela primeira vez em 1953, já passaram por Paris e Munique. Depois de São Paulo, irão seguir para o Science Museum, em Londres.

Opiniões

André Santos, 23 anos, conta que é legal trazer à tona o pensamento de Da Vinci. “Ele enriquece muito a nossa cultura, de uma forma que mostra para nós que não precisamos dessa tecnologia que nós temos para fazer coisas interessantes”, afirma.

Santos acredita que a interatividade faz toda a diferença. “Normalmente, estamos só acostumados a olhar e quando começamos a usar os outros sentidos, temos uma imersão muito maior na obra do que simplesmente a visão”, diz.

“Eu acho bacana essa interatividade. Há muita coisa para mexer, não só ver”, diz Silvia Wong, 29 anos, concordando com Santos. Além disso, ela acredita que a mostra é importante para a cultura, pois estimula as pessoas a conhecerem melhor e mais profundamente um dos maiores inventores do renascentismo.

Evelin Borges, 26 anos, considera que, mesmo sendo arcaico, é muito interessante. “É muito importante você aprender os princípios de tudo para tentar evoluir”, comenta.

A exposição foi iniciada dia 11 de novembro e ficará aberta até 10 de maio de 2015, podendo ser visitada todos os dias das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

Larissa Kazumi (1° semestre)

Serviço

Exposição “Leonardo da Vinci, a Natureza da Invenção”

Endereço: Av. Paulista, 1.313, São Paulo – SP

Data: Do dia 11 de novembro a 10 de maio de 2015

Quando: Todos os dias, das 10hrs às 20hrs

Entrada gratuita