Ex-aluno da ESPM conversa com estudantes de Jornalismo sobre Comunicação Corporativa

Giullia Reggiolli e Juan Cuela (1º semestre)

Na última segunda-feira (7), o analista de comunicação Fábio Martin esteve na ESPM-SP, na qual se formou em Jornalismo em 2017, para conversar com alunos do 1° semestre do curso de jornalismo sobre sua carreira no planejamento estratégico de comunicação.

Martin, que no começo do curso queria seguir no jornalismo esportivo, faz parte da grande parcela de jornalistas que seguiram um rumo diferente do jornalismo tradicional. Isso se deu, sobretudo, por razões pessoais como a predileção por escritórios e trajes mais formais. “É mais regrado e rotineiro”, completa.

Durante sua graduação, Fábio participou da Agência Experimental de Comunicação Corporativa (ComCorp) da ESPM, em que os alunos elaboram e executam planos de comunicação com base nos conhecimentos obtidos nas disciplinas cursadas. Foi nessa experiência que Fábio percebeu o quanto se identifica com a área.

Sua carreira profissional começou com um estágio na agência de relações públicas Máquina Cohn & Wolfe, atendendo a multinacional Samsung, tendo evoluído para analista Júnior depois de um ano e para analista Pleno depois de dois anos. Atualmente, está na mesma posição hierárquica na LATAM Airlines.

Em um intercâmbio no Canadá, fez um curso de business e quando voltou ao país entrou em outra agência, a qual o impulsionou para uma vaga na empresa em que trabalha atualmente. Com essas experiências em sua carreira, Martin destaca a importância de não desperdiçar oportunidades, pois uma pode ser trampolim para outra.

Um analista de comunicação é responsável pelo aprimoramento do sistema de comunicação corporativa, avaliando o que deve ou não ser veiculado, em especial em situações de gerenciamento de crise de imagem. No nível profissional Pleno, são exercidas funções de maior complexidade, como o desenvolvimento de estratégias e ações específicas que remodelam a percepção da empresa junto ao seu público-alvo e à imprensa. O profissional redige press releases (comunicados para a imprensa) e textos para campanhas profissionais. Logo, é de suma importância possuir boas habilidades de escrita, o que explica a correlação dessa área com o jornalismo. “Comunicação corporativa é você conseguir transmitir a ideia da empresa para todos os públicos”, explica Fábio.

O setor em que Martin trabalha é o responsável pela interligação entre setores da empresa, como marketing, assessoria de imprensa, produção de conteúdo e comunicação interna.