ESPMovement com o jeitinho ESPM de ser, bem inusitado

Ana Arakaki – Gabriella Borges e Laís de Lucca – (1º semestre)

Luiza Vezzá – (2º semestre)

Organizado por todos os cursos de Graduação da ESPM, foi realizado entre os dias 19 e 21 de outubro, em todos os campus da Instituição, o ESPMoment 2022 com o tema 100 anos de Modernismo, a Semana de 22, que revolucionou a história da arte e da cultura em nosso país.

Foram três dias com mais de 150 atividades, com uma programação repleta de atividades, palestras e ações que contou com a participação de estudantes, professores e funcionário com o jeitinho ESPM de ser, bem inusitado.

A abertura do evento ocorreu na noite do dia 19, e contou com uma apresentação do grupo de teatro formado por alunos da faculdade, Grupo Tangerina de São Paulo, formado em 1990. Eles declamaram duas poesias que marcaram fortemente a Semana de 22: O Sapo, de Manoel Bandeira e Inspiração, de Mario de Andrade.

Com a transmissão feita do Rio de Janeiro, o convidado Antônio Mariano, secretário municipal de turismo do Rio de Janeiro, também foi chamado. Ele é cientista político e jornalista, e o tema de sua palestra foi “O Rio como destino cultural e turismo técnico cientifico, cidade na época capital tida como centro de grande produção cultural no início do século XX”.

A professora doutora Gênese Andrade foi chamada para para apresentar sobre as “Considerações sobre a Semana de Arte Moderna em seu centenário”. Sua palestra girou em torno dos jovens artistas que se apresentaram e expuseram sua arte em 1922.  Além disso, dissertou sobre o que havia, em termos artísticos, que refletisse a independência política que se comemorava na época.

Nessa última quinta (20) recebemos no evento ESPMovement, dois artistas representantes do movimento periférico. Por meio de suas obras, nas cores e montagens, mostram ao mundo a realidade de seu cotidiano. Janaína Vieira (@jnavieira) e Guilherme Lima (@manolimaa) divulgaram seus trabalhos, responderam nossas dúvidas e deixaram um recado necessário. Em meio ao bate-papo, Manolima leu para a audiência a definição de Crialismo e afirmou a importância da valorização de artistas nacionais independentes.

Porque a arte vai muito além dos museus. Ela está presente na comunidade e ela vem da comunidade. Seja lá o que ela decida ilustrar, ninguém pode mensurar seu valor.

No mesmo dia, também tivemos o lançamento da Revista Plural, projeto laboratorial dos estudantes de jornalismo da ESPM, orientados pela professora Claudia. Nessa edição, celebramos os 100 anos de modernismo, em relação á Semana da Arte Moderna de Fevereiro de 1922. Composta por uma entrevista com João Carlos Portinari, que falou sobre as famosas obras do pai e da relação com os modernistas. As participantes contaram um pouco do processo criativo que durou todo o semestre. Deram algumas dicas de como ter acesso às fotos e para entrar em contato com as fontes para as matérias.

No dia 21, no encerramento do evento, ocorreu a palestra “Semana de 22: um guia afetivo”, lecionada pelo professor, André Deak. O bate-papo também contou com a presença das estudantes, Márcia Magalhães Andrade e Marina Pires. Para ser discutido no evento, o projeto precisou ser elaborado durante um semestre, enquanto alunos conheciam a arquitetura modernista de São Paulo ao visitarem o centro histórico. Após os passeios, fora criado um mapa considerando as impressões individuais de cada aluno.

Pensando nisso, ao final da palestra, ocorreu uma atividade interativa, denominada “Seu rolê”. Esse exercício coletivo tinha por objetivo contar histórias e conhecer cidades invisíveis. Para isso, foi projetado um mapa da cidade de São Paulo no chão do Estúdio 4 da ESPM, onde os participantes marcavam locais que formam a sua cidade pela memória afetiva que possuem.