Às vésperas das eleições, uma equipe do Portal de Jornalismo saiu pelo campus da ESPM-SP para saber se a comunidade está antenadas nas propostas dos quatro principais candidatos à prefeitura de São Paulo. Além disso, professores e alunos foram questionados sobre o que esperam da futura gestão.
Uma proposta foi lançada e o desafio era saber a qual candidato pertencia. Diante de um total de 9 pessoas, apenas quatro relacionaram a proposta ao candidato corretamente. Quanto as outras cinco pessoas, algumas nem sabiam quais eram os principais candidatos.
Cicelia Pincer, professora de Jornalismo, acredita nas mudanças feitas em áreas básicas sociais, como saúde e educação, além da mobilidade urbana. Já Henrique Riccochetti, estudante, afirma: “Espero que consiga gerencias a cidade de um jeito sustentável”.
Sobre o que deve ser implementado na nova gestão, o aluno Luís Felipe disse que espera uma ação mais voltada para a área da saúde e uma continuidade nos investimentos nos transportes públicos e ciclovias.
O estudante Murilo Amaral seguiu a mesma linha e espera uma sucessão na mobilidade urbana. Já Nicolas Andrade, também estudante, disse que espera que a futura gestão faça aquilo que for necessário, mas que não aja de forma arbitrária. “Espero que a próxima gestão arrume a casa”, diz. Ele finalizou, afirmando que é necessário investimento na saúde, uma vez que o serviço é muito burocrático, principalmente para aqueles que precisam de consultas especializadas.
Lucas Lourenço reclamou das ruas esburacadas e espera uma mudança visualmente perceptível. “É preciso não só de uma reforma política, mas uma reforma física, para melhorar a qualidade de vida”. Seguindo o mesmo raciocínio, Giulia, estudante de Publicidade, ressalta a necessidade de melhora na infraestrutura, uma vez que as calçadas têm muitos buracos e as pessoas não conseguem se locomover, principalmente aquelas com deficiência.
Finalmente, as alunas Mariana Arantes e Tatiana Porto deram ênfase a necessidade de uma melhora na segurança da cidade. Mariana também citou que deseja avanço na educação.
Por Fernanda Baddini e Giovanna Spilborghs (2°semestre)