Eleição para Conselho Participativo Municipal acontece no dia 08 de dezembro

Share

Grande Vila Mariana, que além da Vila abrange os bairros de Saúde e Moema, terá 34 conselheiros. Foto: divulgação

 

No dia 8 de dezembro, das 8h às 17h, será realizada a primeira eleição para o Conselho Participativo Municipal. O Conselho é um organismo autônomo da sociedade civil, reconhecido pelo Poder Público como espaço consultivo e de representação da sociedade nas 32 subprefeituras de São Paulo.

A região da Grande Vila Mariana (além da Vila, Saúde e Moema) terá 34 conselheiros e todos os candidatos são moradores da região, uma vez que o colegiado busca ampliar a participação popular e a transparência nos governos locais. Na média, segundo dados publicados no site do Conselho Participativo Municipal, haverá um conselheiro para cada dez mil habitantes.

Candidatos

Henrique Calandra, morador da Vila há mais de vinte anos e candidato à eleição, conta que se interessou pela vaga do Conselho por acreditar que isso irá facilitar a implantação de seus projetos para melhorias na região. “Minhas propostas são simples, mas são executáveis, pois o cargo de conselheiro não tem grande poder executivo. Elas são focadas em três eixos principais: empreendedorismo, cultura e mobilidade”, afirma.

Entre suas propostas, destacam-se a implantação de um ônibus circular gratuito para facilitar a mobilidade interna no bairro; o aumento de número de bases comunitários na região para reforçar a segurança e realização de eventos culturais nas praças da Vila.

O produtor Paulo Luciano Sguario, também candidato à eleição, preocupa-se com a verticalização da Vila Mariana. “Os prédios são muito altos e invasivos. A região não está preparada para isso”, afirma o produtor gráfico.

Além desses, há mais 62 candidatos ao Conselho da região, que sugerem ações e políticas públicas para a Vila, assim como planejamento e fiscalização dos gastos públicos.

Votação

O voto é secreto, direto, facultativo e universal para todas as pessoas com mais de 16 anos e residentes em São Paulo. Cada eleitor pode votar em até cinco candidatos para sua subprefeitura.

Para votar, os eleitores devem comparecer à seção eleitoral no dia 8 de dezembro com seu título de eleitor e um documento de identificação com foto. Os locais de votação serão definidos pela Prefeitura de São Paulo. Quem perdeu o título, mas sabe onde fica a seção eleitoral onde vota, poderá votar com um documento oficial com foto.

Carla Fernandez (2° semestre)