Âncora do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, em masterclass a alunos do curso de Jornalismo. Fotos: Bianca Marcondes
Bianca Marcondes e Eloá Fernandes (1º semestre)
Nesta terça-feira (22), o jornalista e âncora do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, ministrou uma masterclass para os alunos do primeiro semestre de Jornalismo da ESPM-SP. Na oportunidade, abordou a relação dos jornalistas com as fontes de informação. Ao final do evento, os estudantes foram convidados a debater com o palestrante.
Durante sua aula, o apresentador discutiu a mudança na dinâmica de apuração de fontes com o avanço das redes sociais, onde os envolvidos em casos de amplo acesso ganham voz na internet sem a intermediação do jornalismo. “Depoimento não é jornalismo. Qual é o trabalho jornalístico envolvido com a pessoa que coloca sua visão nas redes sociais? Ela escutou outros lados?”, questionou Oinegue. Ele ressaltou a importância de apurar o histórico das fontes, mantendo a exclusividade do conteúdo e mostrando mais do que os envolvidos divulgam.
Eduardo também refletiu sobre as mudanças no mercado jornalístico: “O mundo era completamente diferente quando eu comecei a trabalhar. O mercado era mais generoso, em minha percepção. Mas uma coisa não muda. Se você tiver talento e aplicação, você irá chegar em algum lugar.” O profissional destacou que, além de talento, é necessário investir em si mesmo, por meio de uma formação sólida e uma boa carteira de fontes.
Repercussão
Ao final de sua fala, o jornalista destacou a masterclass junto aos alunos de Jornalismo: “É uma grande oportunidade para trocar experiências. Para nós, é bom ver quem está chegando e como estão enxergando a realidade. Para vocês, que vão entrar no mercado, é uma chance para antecipar e tirar dúvidas sobre questões e problemas que enfrentarão lá na frente.”
Olivia Rezende, estudante do primeiro semestre de Jornalismo na ESPM-SP, comentou sobre a importância do evento: “Escutamos diversos preconceitos acerca do fazer jornalístico e, por isso, ter a oportunidade de conversar com profissionais experientes como Eduardo Oinegue é essencial para compreendermos ainda mais o papel do jornalista e que a sua relevância no mundo não se reduz com o crescimento das redes sociais e das ferramentas de Inteligência Artificial”.
Já Maria Elisabete Antonioli, coordenadora do curso de Jornalismo da ESPM-SP, ressaltou a importância da atividade. Segundo ela, dinâmicas em que jornalistas experientes compartilham seu conhecimento com estudantes são fundamentais para aproximar os alunos da atuação profissional.
Fotos: Bianca Marcondes