No dia 16 de Outubro, a ESPM Social realizou, em parceria com a Santa Casa, o projeto Doação de Sangue, que visou arrecadar sangue para distribuir a hospitais públicos. O evento aconteceu das 8h às 14h na sala de estudos da faculdade, e conseguiu cerca de 100 bolsas do componente necessário à vida.
A gestora da equipe de projetos da ESPM Social, Ligia Favaretto, esclareceu os requisitos necessários para que a doação de sangue pudesse ser feita: Não ter colocado piercing pelos últimos seis meses ou feito tatuagens no último ano, não ter tido mais de um parceiro sexual durante o último ano, não ter usado qualquer tipo de droga pelas últimas 12 horas e tabaco pelas últimas duas, ter peso e idade mínimos de 50kg e 18 anos, respectivamente.
A iniciativa surgiu no ano de 2006, levando alunos aos hospitais para efetuar as doações, ou, os hospitais aos alunos “Porém, há maior adesão por parte dos alunos quando os hospitais vem até aqui, na escola”, diz Ligia.
A estudante Marina de Barros ficou sabendo do projeto através das redes sociais e amigos. Ao doar sangue pela primeira vez, comentou a importância da ação: “É um ato que pode salvar muitas vidas, e é tão simples para a gente que não custa nada”. Sobre as agulhas que contém as injeções, diz “morrer de medo”: “Tenho muito medo de agulhas, mas está tranquilo!”, respondeu a estudante.
Uma das médicas contribuintes do hemocentro ressaltou a importância do ato de doar sangue, necessário para manter o estoque, que muitas vezes se encontra no limite. “A porcentagem de doadores na população brasileira é abaixo do recomendado” , afirma a especialista. A médica menciona que é tão importante para os jovens quanto para os pacientes. “É importante para os jovens ter essa consciência, para que então eles continuem doando para o resto da vida, e assim ajudando a muitos”.
A ESPM Social segue com outros projetos já previstos para o mês de Outubro, mês da conscientização sobre o câncer de mama.
Bianca Gomes e Maria Daher (1 semestre)