Agenda ESPM ajuda a informar aos alunos sobre palestras e eventos

Agenda ESPM. Foto: divulgacão.

O Agenda ESPM é uma plataforma independente no facebook administrada por estudantes que têm a intenção de divulgar todos os eventos que ocorrem semanalmente na Escola. Assim é definido o projeto criado por quatro alunos: Pedro Corrales, oitavo semestre de Jornalismo e quarto de Relações Internacionais da ESPM, Igor Grellet, estudante de Publicidade e Propaganda na Belas Artes, e Angelo Piscitelli e Leonardo Millian, ambos do quarto semestre de Relações Internacionais na ESPM. A página surgiu em março deste ano, e com quase sete meses de criação, já tem mais de 1600 curtidas.

Segundo Pedro Corrales, 21, a ideia surgiu após a contestação de alguns alunos sobre a carência de atividades extracurriculares no período da tarde na faculdade. “A ESPM sempre teve muitos eventos, em média, entre cinco e seis, diariamente. Eu e meus amigos pensamos no porquê das reclamações dos alunos, sendo que há, sim, muitos eventos, e chegamos à conclusão que a divulgação de cada entidade não era eficiente, e os e-mails que a faculdade mandava não eram lidos por boa parte das pessoas”.

Em princípio, o Agenda tomava conhecimento dos eventos através da comunicação com cada entidade. Esse processo, além de lento, nem sempre era eficiente. “Muitas vezes as entidades falavam errado, ou não falavam, ou até mesmo lançavam o evento no dia”.

A partir dos quatro meses de criação, a plataforma firmou parceria com o Marketing da ESPM-SP. Desse modo, o Marketing repassa as informações dadas pelas entidades, servindo como um agente intermediário, facilitando e melhorando o trabalho de ambos.

A maior dificuldade da página hoje, segundo Corrales, é a divulgação. “Apesar de termos muitos likes (curtidas) para o tempo de criação, acreditamos que a página tem um potencial muito maior”. Como o principal objetivo do Agenda ESPM é que todos os alunos acessem diariamente a página, para saber os eventos que estão ocorrendo, a equipe tem investido em estratégias de divulgação (como a distribuição de cartões), e tornando-se mais profissionais, a partir da criação de planos de negócios e sistema de postagem.

Os resultados da página não são notados apenas pelo número de likes no facebook. Segundo o Marketing da ESPM-SP, depois do surgimento do Agenda, as palestras lotaram muito mais e os próprios eventos tiveram um maior número de alunos. “Nosso objetivo é lotar todos os eventos que tem na ESPM, independente do interesse”, afirma Corrales.

Bianca Gomes (1 semestre)