Discussões temáticas concluem primeira edição do Encontro Internacional de Educação Midiática

No fim da tarde, os participantes se reuniram, em cinco salas, com facilitadores que mediaram debates específicos em torno do tema central do evento – Foto: Manuela Kara

Manuela Kara (1º semestre)

Cinco rodas de conversa sobre mídia e educação marcaram o encerramento do 1° Encontro Internacional de Educação Midiática, realizado no dia 25 de maio, no campus Álvaro Alvim da ESPM, em São Paulo. Cada participante do evento pôde escolher uma das sessões, que trataram de perspectivas diversas: educação midiática na prática e em pauta, jornalismo, participação cidadã e ambientes digitais.

Os inscritos no evento puderam se inscrever previamente, já que havia um limite de 50 pessoas por sala. As 250 vagas esgotaram semanas antes. Como havia mais interessados, foram abertas outras vagas para quem resolveu participar em cima da hora.

As conversas foram conduzidas por facilitadores e as salas foram sinalizadas com cores (roxa, amarela, verde, azul e laranja). Na sala roxa, Mariana Torkania, diretora da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), propôs uma dinâmica: o grupo deveria responder a sete perguntas, que já haviam sido disponibilizadas, e debater sobre as diferentes respostas. Só a primeira pergunta – “Qual o impacto da reportagem na formação crítica da população?” – gerou quase 20 minutos de discussão.

A maior parte das pessoas que acompanharam o evento atua como professores dos ensinos fundamental e médio. Durante as falas, foram também levantadas preocupações sobre o uso seguro de mídias por crianças e adolescentes em idade escolar.

Repercussão – Os participantes consideraram que o encontro tratou de temas pertinentes e complexos. Julia Maya, educadora, destacou ainda que foi oportunidade de aproximação com pessoas que trabalham com educação midiática. “[O maior benefício foi a] troca com pessoas que eu às vezes acompanho de longe, vejo publicações, leio textos, e agora tive a oportunidade de conhecê-las”.

Patrícia Araújo, professora da rede privada, ficou entusiasmada em encontrar pessoas que se importam com as mesmas questões. “Porque [educação midiática] é um tema que, às vezes, dependendo do lugar, parece que a gente está sozinho, lutando contra o sistema”.

Parceria – O 1° Encontro Internacional de Educação Midiática foi realizado pelo curso de Jornalismo da ESPM-SP com apoio da Embaixada e dos Consulados dos Estados Unidos no Brasil.

#ParaTodosVerem: Na foto, numa das salas da ESPM, várias pessoas estão sentadas, formando um círculo e debatendo o tema proposto.