Dia Mundial Sem Carro não reduz trânsito em São Paulo

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Avenida 23 de Maio, em São Paulo (18 de setembro de 2014). Foto: Marcos Santos/USP Imagens (Fotos Publicas)

 

O Dia Mundial Sem Carro é comemorado em todo o país nesta segunda-feira (22), mas, em São Paulo, o dia amanheceu com um percentual de lentidão acima da média superior de 7,4%, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Apesar da manhã congestionada, o percentual manteve-se entre a média superior e inferior durante a tarde. Às 14h30, 1,9% dos quilômetros monitorados pela CET apresentavam lentidão.
A assessoria de imprensa da CET revelou que a expectativa para o Dia Mundial Sem Carro é a mesma para uma segunda-feira qualquer: dentro da média. Apesar dos quilômetros de lentidão às 7h verificarem-se acima da média entre 31 e 65 km, com 68 km, o período posterior, às 9h e às 15h, mantiveram-se na média esperada para o dia.
Os dados de trânsito do Dia Mundial Sem Carro revelam o fracasso da campanha contra a utilização de veículos. Mesmo em vigor há 9 anos na cidade de São Paulo, a mobilização não trouxe grandes resultados. Os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo, indicam que, em 2013, a frota de carros obteve seu maior crescimento em três anos. Em 2014, o número de veículos novos calculados até o mês de agosto é superior a todos os meses de 2013.
Apesar das campanhas realizadas pelo governo em incentivo a utilização de vias alternativas de transporte, a precariedade do sistema público transporte continua sendo um dos motivos que impede grande parte dos cidadãos a deixar seus veículos em casa, segundo uma pesquisa feita pelo Ibope.
A comemoração do Dia Mundial Sem Carro tem como finalidade incentivar o uso de transportes alternativos (bicicletas, ônibus e metrô), a fim de diminuir a circulação de automóveis nas cidades, e reduzir a emissão de gases poluentes, amenizando o congestionamento caótico. A data torna-se ainda mais relevante na capital paulista, onde cerca de 80% da população avalia o trânsito da cidade como ruim ou péssimo, segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE em parceria com a Rede Nossa São Paulo.
A iniciativa da campanha foi implantada no Brasil no ano de 2001, em nove estados do país, entre eles Minas Gerais e Santa Catarina, chegando na capital paulista em 2005. A ideia surgiu na França, em 1997, e foi instituída na União Europeia, em 2000, como a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”. No ano seguinte, o número de cidades participantes da Jornada excedeu mais que o dobro.

Bianca Gomes (1 semestre)