Palestra da ONG Teto na ESPM-SP chama a atenção para ações sociais

Share

Foto: Letícia Teixeira


A ESPM-SP recebeu nesta terça-feira, 22, a visita de uma das representantes da ONG Teto, Marina Faria, responsável pela organização na área de informação e voluntariado. A presença da palestrante recebeu a atenção dos alunos presentes para esclarecer dúvidas e divulgar os propósitos da Teto, que tem ajudado milhares de brasileiros que enfrentam a realidade de viver em moradias precárias.

A Teto é uma organização presente na América Latina e no Caribe, que possui como seu principal objetivo tentar transformar a realidade dos países que possuem populações vivenciando difíceis situações em seu dia-a-dia devido às baixas condições de vida enfrentadas. “Na América Latina, cerca de 164 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza enquanto 73 milhões em situação de extrema pobreza” o que equivale no Brasil, continua a palestrante, a cerca de dois reais ao dia. As contribuições são feitas de diversas maneiras, dando ênfase à construção de casas de emergência para comunidades deficientes em infraestrutura, trabalhando sempre em conjunto com aqueles a serem ajudados. Nada é feito sem o consentimento por parte dos moradores e “a comunidade enxerga que é um trabalho no qual eles podem confiar e se envolver.”

A ONG conta com o voluntariado de qualquer pessoa disposta a ajudar, com suas ações ocorrendo geralmente aos finais de semana devido à disponibilidade daqueles interessados em se envolver com a causa. Porém, “se dependesse da Teto, estaríamos nas comunidades todos os dias para contribuição”.

No Brasil, mais de 1.900 moradias já foram construídas, contando com mais de 25 mil voluntários.

Para saber mais sobre a ONG e os possíveis modos de contribuição, acesse ao site oficial ou acesse à página no Facebook.

Maria Daher (1 semestre)

ONG Teto realiza palestra na ESPM-SP. Foto: Urssula Nobre.