Conheça os Estádios da Copa do Mundo Qatar 2022

Share

Por: Gabriel Sanches, Giulia Vanni, Nicholas Thorton e Tatiana Hamer

Dia 21 de novembro começa a copa do mundo, a competição mais esperada por todos os fãs do futebol. Essa copa ficará marcada como a primeira disputada em um país árabe, no Qatar, assim despertando a atenção de todos com os estádios destacados por suas arquiteturas diferenciadas e impressionantes.

Os jogos serão disputados em oito estádios, todos com diferentes arquiteturas e histórias, confira aqui tudo sobre eles. O estádio Al Bayt, localiza-se na cidade de Al Khor e irá sediar Senegal x Holanda, o jogo de abertura da copa do mundo. Com capacidade para 60 mil pessoas, o estádio apresenta um projeto que homenageia o país, representando seu passado e presente, sendo inspirado nas tendas de tribos e nos nômades que viveram no deserto. A parte superior da arquibancada apresenta um modelo retrátil, que após o evento será removido e oferecido a países em desenvolvimento que necessitam de infraestrutura para praticar esportes.

Estádio Al Bayt Foto: reprodução

A final do campeonato será disputada no maior estádio do país, Lusail, com capacidade de 80 mil pessoas, tem uma estrutura que lembra tigela e vasos que são encontrados nas artes árabes e islâmicas. Após a copa do mundo, este espaço será transformado em um centro comunitário com o intuito de ajudar a população local.

Estádio Lusail Foto: reprodução Casa Vogue Globo

A gahfiya, touca tradicional utilizada pelos homens muçulmanos também está representada em um dos estádios. O Al Thumama com 40 mil lugares e localizado a 12km de da cidade de Doha, apresenta um formato circular e é um local ecologicamente sustentável, utilizando água reciclada para irrigar a área verde e tendo árvores nativas cobrindo 84% da vista.

Estádio Al Thumama Foto: reprodução Casacor

O Al Janoub, construído em Al Wakrah, uma das áreas mais antigas do sul de Doha. É um local culturalmente rico e com uma herança arquitetônica profunda, o projeto foi inspirado na história da cidade de mergulhadores de pérolas, pescadores e barcos. O estádio conta com 40 mil lugares, porém após a copa do mundo 20 mil assentos serão doados com intuito de ajudar projetos de desenvolvimento de futebol de outros países.

Estádio Al Janoub foto: reprodução

O Ahmad bin Ali, localizado na cidade de Al Rayyan é a casa de um dos mais tradicionais clubes de futebol do país, tendo o mesmo nome da cidade. O estádio tem como principal característica representar símbolos e tradições de sua cultura, apresentando faixas onduladas que representam alguns aspectos do país, como por exemplo, a importância da família e a beleza do deserto.

Estádio: Ahmad Bin Ali Foto: reprodução https://www.archdaily.com.br

O estádio Cidade da Educação está rodeado por instalações acadêmicas e organizações desportivas. Devido à sua localização especial na Cidade da Educação, a estrutura foi projetada com grande atenção à acessibilidade. O governo criou a cidade em 2003 com enfoque para desenvolvimento comunitário, portanto, pensando muito na população. A fachada apresenta um padrão triangular, um tanto diferente do habitual, já que é uma reinvenção das fachadas tradicionais. Foi justamente projetada para que, com o passar do dia e a movimentação do sol, o estádio pudesse mudar de cor, gerando algo completamente inovador.

Estádio: Cidade da Educação Foto: Reprodução

O Estádio 974, localizado na orla oposta ao skyline da Baía Oeste de Doha, tem este nome pois faz referência ao código internacional telefônico do país, assim como o +55 para os brasileiros. O estádio é quase completamente feito de contêineres e conta com 40 mil lugares, e por conta da fácil construção (grande parte somente pela distribuição dos contêineres), o estádio será desmontado ao final da Copa e será utilizado à favor da comunidade, assim como o Estádio Cidade da Educação, mas este com o objetivo de virar um complexo à beira-mar.

Estádio: 974 Foto: Reprodução: Uol

O Estádio Internacional Khalifa é um dos, se não, o mais famoso estádio do país. Construído em 1976, já recebeu Jogos Asiáticos e também a Copa Asiática de Futebol. O estádio conta com 40 mil torcedores de capacidade máxima, e por conta do calor excessivo do local, será equipado com a nova tecnologia de resfriamento, para assim fazer com que os jogadores e a torcida não sofram com a alta temperatura.