Comercialização de naming rights garante receita para eventos esportivos

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Na coletiva. Foto: Pedro Ian Teixeira

A Allianz Seguradora, a WTorre Construtora, a AEG Facilities e a Sociedade Esportiva Palmeiras anunciaram, no dia 29 de abril, em um shopping de luxo em São Paulo, a compra dos direitos de nome (naming rights) da primeira arena multiuso da capital paulista, por parte da Allianz.

O evento marcou o primeiro passo em solo brasileiro de um movimento, cada vez mais comum no cenário esportivo internacional, em que empresas privadas passam a investir e custear o processo de modernização das praças esportivas. Isso significa que boa parte do dinheiro investido nas reformas ou construções dos locais de prática esportiva no País poderá ser recuperada por meio deste tipo de comércio – o que se torna ainda mais relevante com os preparativos do Brasil para a Copa das Confederações, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

A empresa que investir nos naming rights terá garantida a exposição de marca por tempo determinado. Edward Lange, presidente da Allianz no Brasil, acredita que o comércio do nome dos estádios contribui para o esporte nacional. “Eles custeiam boa parte das operações e contribuem para a modernização do esporte no Brasil”, disse ele.

Os valores giram em torno de R$ 300 milhões, para o estádio do Palmeiras, e de mais de R$ 400 milhões para arenas em Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG), e garantem uma exposição de cerca de duas décadas.

Na coletiva de lançamento, a AEG, empresa que administrará a arena, divulgou um video com atletas do LA Galaxy, time de futebol americano, e cantores famosos como Jennifer Lopez.

As novas praças esportivas brasileiras já começaram a ser inauguradas com grandes eventos. No estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no último dia 27 de abril, um show e uma partida amistosa entre amigos dos jogadores Ronaldo e Bebeto foram organizados para celebrar sua reabertura. Já em Salvador (BA), artistas locais apresentaram a nova arena, seguidos de um clássico entre Bahia e Vitória, principais times da cidade. Para a arena do Palmeiras, em São Paulo, a construtora planeja, além do show de abertura, uma partida entre Palmeiras e Bayern de Munich – clube que também vendeu o naming right de seu estádio à Allianz.

Naming rights

São os direitos de nome dos locais de eventos (estádios, arenas, ginásios e casas de shows), que podem ser comercializados pelos responsáveis para uma empresa.

Pedro Ian Teixeira (3° semestre)