Com patrocínio da ESPM, prêmio Comunique-se reconhece melhores jornalistas brasileiros

Share

Cid Moreira foi um dos apresentadores da premiação. (Foto: Giovanna Hueb)

O Portal Comunique-se anunciou, no último dia 25, em São Paulo, os vencedores da 10ª edição do prêmio Comunique-se, que é considerado o Oscar do Jornalismo brasileiro. A cerimônia ocorreu no HSBC Brasil e apresentou os resultados de três turnos de votação online realizados entre 21 de junho e 16 de setembro de 2012. Entre os premiados, estão profissionais como Sônia Bridi (repórter de mídia eletrônica), Joelmir Beting (jornalista de economia de mídia eletrônica), e Gilberto Dimenstein (jornalista de cultura de mídia eletrônica). Confira a lista completa no site Comunique-se.

Todos os finalistas e vencedores são definidos por meio dos votos dos próprios colegas de profissão, cadastrados no Portal Comunique-se. “É mais gratificante quando o nosso trabalho é reconhecido por outros profissionais. Estou particularmente feliz este ano por ter sido indicado na categoria mídia eletrônica, já que nas outras vezes concorri na [categoria] mídia impressa. E esta é a primeira vez que concorro pela ESPN”, declarou o jornalista Paulo Vinicius Coelho.

Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do Grupo Estado, foi um dos jurados. “O prêmio é muito importante, pois homenageia os jornalistas que se destacaram ao longo do ano, fico feliz em ser jurado do evento e votar em meus colegas de profissão, só não relevo os meus votos porque voto é secreto [risos]”, argumentou. Para Marcelo Tas, um dos apresentadores do evento, a ocasião também é a oportunidade para “rever os amigos”. “É no prêmio que revemos nossos colegas e confraternizamos”, disse.

A ESPM patrocinou o evento pela primeira vez. José Roberto Whitaker Penteado, presidente da ESPM, esteve na premiação e entregou o troféu da categoria Prêmio ESPM de comunicação a Felix Ximenez, do Google Brasil. “É um prazer enorme ser um dos patrocinadores do prêmio Comunique-se, principalmente no momento em que a ESPM acaba de ser considerada uma das melhores faculdades de Jornalismo, segundo o ranking da Folha”, ressaltou o presidente da ESPM.

Abril, Bandeirantes, Estado, Folha, Globo e RBS foram os grupos de comunicação homenageados nesta edição. Além de Tas, a apresentação ficou por conta de Renata Vasconcellos, Cid Moreira, Lorena Calábria, Rafael Cortez e Tatá Werneck. Além de acompanhar a cerimônia presencialmente, o público ainda pôde acessar a transmissão ao vivo no site oficial do evento.

Roberto Cabrini foi finalista na categoria repórter de mídia eletrônica. (Foto: Giovanna Hueb)

Galeria

Todos os profissionais que já venceram três vezes consecutivas ou cinco no total em uma mesma categoria são considerados hors concours e passam a integrar a galeria de Mestres do Jornalismo do prêmio.

Na edição 2012, Ricardo Boechat e o Grupo Máquina entraram para a seleta lista. Boechat já figurava na galeria de mestres pelo seu trabalho como âncora de rádio; agora, é mestre como colunista de notícia graças à coluna semanal que assina na revista Isto é.

Giovanna Mazzeo (2º semestre)