Circuito São Paulo de Cultura apresentará 500 atrações até junho

Share

Até junho de 2015, ocorrerão mais de 500 atrações culturais na cidade de São Paulo, praticamente todos os finais de semana. A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo organizou tudo. No dia 16 de março, o prefeito Fernando Haddad anunciou algumas atrações como Wanderléa, Elba Ramalho, Guilherme Arantes, Arnaldo Antunes e Cachorro Grande.

Além de música popular, terá atrações de teatro, dança, cinema, literatura, além da programação infantil. Os eventos acontecerão em 40 pontos nas cinco regiões da cidade e continuará ocorrendo no segundo semestre, mas a agenda só será divulgada posteriormente.

A programação foi criada ano passado, e veio como resposta a uma crítica da população paulistana. Ela reclamava que só ocorria programação cultural no final de semana da Virada Cultural e era localizada apenas no centro da cidade, de difícil acesso para a maioria das pessoas. Na programação do ano passado, a Secretaria Municipal registou 1.000 atrações culturais durante todo o ano, com o público total de um milhão de pessoas. A prefeitura espera o dobro para esse ano.

Em entrevista coletiva, Haddad disse que a ideia da programação é criar uma noção de sistema cultural, com planejamento de interesse municipal. O Circuito de São Paulo tem como objetivo se tornar famoso igual a Virada Cultural, fazendo com que ele seja, quase uma ampliação dela.

Destaques

Boa parte dos eventos deste semestre serão destinados à música popular e ao teatro, com espetáculos de grupos conhecidos como o Teatro da Vertigem e um musical em homenagem ao Dzi Croquettes. Os dois acontecerão em maio.

A literatura contará com três rodadas de leitura com o escritor Milton Hatoum e haverá um debate sobre quadrinhos, letras de música e sobre biografias. Milton Hatoum escreveu um livro com suas crônicas e ele circulará pelas bibliotecas municipais.

Também terá cinema. A programação contará com uma mostra argentina inédita e com lançamentos de filmes nacionais inéditos, como “A vida privada dos hipopótamos”, de Maíra Bühler e Matias Mariana.

Programação completa no site.

Mariana Yole (2 semestre)