Centro de São Paulo concentra lugares que remetem à Semana de 1922

Imóveis e ruas da capital paulista fazem parte da história do movimento modernista – Foto: Ana Luiza Gasparelli

Ana Luiza Gasparelli (1º semestre)

A palestra “Semana de 22: um guia afetivo”, ministrada pelo professor André Deak, na manhã do dia 21 de outubro, durante o ESPMovement, misturou vários elementos para pensar a relação da Semana de Arte Moderna com a cidade que a sediou.

Após uma breve explicação sobre o que foi a manifestação artístico-cultural modernista, o palestrante, juntamente com duas convidadas – Márcia Andrade e Marina Pires –, mostrou como construções e logradouros do centro de São Paulo se referem ao evento ocorrido um século atrás.

“Nós vivemos nesse lugar complexo, e essa complexidade começa com o modernismo, para desconstruir ideais artísticos da época. Quando vem a Semana de 22, isso causa na sociedade brasileira uma ruptura dos ideais anteriores e começa a se falar de outros ideais”, afirmou Deak.

O “guia afetivo” a que a palestra fez referência incorpora tanto lugares que mantêm relação direta com a semana modernista – como o Theatro Municipal, sede das atividades realizadas entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922 – quanto construções posteriores, que de alguma maneira se aproximam do movimento, como a Biblioteca Mário de Andrade – cujo nome homenageia um dos escritores que participaram daquele evento – e a Galeria do Rock, construída nos anos 1970 e cuja natureza – a de um espaço comercial que liga duas ruas – marcou o projeto de modernização da capital paulista.

“Eu acho importante, sobretudo, ir ao centro [de São Paulo], que é um costume que muita gente não tem”, sugeriu Deak.

Interação – Além da explanação, uma atividade interativa perminitiu aos participantes criar seu próprio “guia afetivo”, ampliando os sentidos da relação entre o modernismo e a cidade. Em um mapa projetado no chão, cada pessoa marcou lugares com algum significado especial. Em seguida, houve um bate-papo no qual cada um pontuou os motivos e as lembranças que levaram às escolhas.

A aluna Julia Montgomery, do 1º semestre de Jornalismo, por exemplo, escolheu o Allianz Parque, que a marcou após um show do cantor britânico Ed Sheeran. Outros alunos indicaram ruas e avenidas – como a Avenida Tiradentes – e bairros – como Pinheiros e Bixiga.

#ParaTodosVerem: Fotografia colorida mostra o estúdio multimídia da ESPM, com um telão ao fundo, no qual está projetada uma foto do Theatro Municipal de São Paulo. Sobre a foto, duas tarjas fazem fazem referência ao título da palestra: “Guia Afeitvo” e “Semana 22”. Abaixo, está escrito “Revista Plural” e “Labfor” – uma indicação dos órgãos laboratoriais que estiveram envolvidos na realização da palestra.