Casa de chá mostra cultura Egípcia para diferentes públicos

Vale dos reis, com almofadões e mesas baixas (Fonte: site Khan el Khalili)

Share

Com decoração temática , a casa de chá é cercada por cultura Árabe e  Egípcia (Fonte: Site Khan el khalili)

Criada em 1982 , a Khan El Khalili é uma casa de Chá Árabe que possui apresentações de dança do ventre, decorações Egípcias e culinária árabe (como o ritual Oriental do chá ou a degustação de pãos e queijos). O local fica próximo ao metrô Ana Rosa, na Rua Dr. José de Queiroz Aranha, 320 . O horário de funcionamento é de terça a domingo das 16h as 23h30 e às sextas e sabádos até meia-noite, com danças a partir das 19h. O espaço atrai públicos de todos os tipos e idades, despertando a sensação de curiosidade nos visitantes. 

A ideia de criação surgiu quando Jorge Sabongi cursava o segundo ano de economia e tinha o desejo de abrir uma empresa. ”Na época eu não sabia o que fazer mas eu ia planejando a empresa anos antes. Quando chegou nos meus 20 anos, eu estava tomando banho e me veio a ideia de  montar uma casa de chá,  mas eu não tinha a ideia de ser uma casa de chá egípcia, essa ideia veio em seguida pela minha origem, árabe”, disse ele.

Proprietário da casa de chá (Fonte: Facebook Jorge Sabongi)

 

Sabongi conta que  inicialmente a decoração era algo extremamente simples e surgiu de sua própria cabeça, ele mesmo pintava panos e montava quadros com estampas egípcias. E a parte da sofisticação veio com o decorrer dos anos. Com a estabilização da casa que veio depois de dez anos e resultou nos ambientes que a a casa possui atualmente. ”

”Quando começou, não eram duas casas como é agora. Atualmente são duas casas. Essa aqui veio 25 anos depois, a outra tem 34 anos. Então até consolida-las, levaram dez anos anos. Até fazer com que o negócio começasse  a andar e começasse a dar um tipo de retorno”, disse.

Atualmente a casa conta com mais de doze ambientes com adaptação para cada grupo visitante. Além de toda cultura presente na decoração ambiente, as atrações de danças chamam a atenção pelas musicas típicas que combinam com toda a atmosfera. A exigência técnica da casa fez com que dezenas de suas bailarinas pudessem dançar em diversos países do Oriente Médio, atraindo olhares do público interessado em conhecer uma nova cultura. Além de ser um estabelecimento físico, a casa de chá possui um site em que são publicados conteúdos históricos a respeito do Egito, relatos da vida de Jorge Sabongi, fotos e curiosidades.

Salão principal (Fonte: site Khan el Khalili)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pirâmides, iniciou-se três meses após a casa abrir suas portas (Fonte: site Khan el Khalil)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vale dos reis, com almofadões e mesas baixas (Fonte: site Khan el Khalili)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupos de dança do ventre de todo o Brasil visitam o local (Fonte: site Khan el Khalili)