Brechó e bazar do Bem da Moda, ação realizada na quadra nova da ESPM-SP. Foto: Sofia Thomaz
Sofia Thomaz, com colaboração de Isabela Sandim (1º semestre)
O Bem da Moda 2025, organizado pela ESPM Social, chegou ao fim na última sexta-feira (24) com marcas importantes: obteve uma arrecadação expressiva, lançou um leilão de luxo e capacitou dezenas de alunos voluntários, neste projeto que completa sua 21ª edição.
Para o professor Fred Lúcio, coordenador docente da Agência de Voluntariado Universitário (ESPM Social), promotora do Bem da Moda (BDM), o projeto “não é apenas sobre arrecadação filantrópica, mas também sobre mobilizar uma força-tarefa estudantil voluntária que passou o ano inteiro elaborando um planejamento e mobilizando recursos”, explicou Fred.
Para explicar o impacto da iniciativa, Fred divide isso em quatro esferas. A primeira é a formação dos estudantes, que utilizam o que é ensinado na faculdade para a organização dos eventos. A segunda competência é a capacitação em negociações com marcas.
O terceiro impacto, de acordo com Fred, está na arrecadação em si. E o quarto impacto está na relação da entidade com o hospital, “com respeito à relação da ESPM Social com o Hospital do GRAACC, que, mais uma vez, foi beneficiado pelo trabalho voluntário dos estudantes”, analisou o professor.
Arrecadação e novidades
O evento, ocorrido entre 14 e 24 de outubro, teve como novidade o Bem da Moda Deluxe, oferecendo peças de luxo para alunos e funcionários da faculdade. Graças a essa ação e à combinação entre brechó e bazar, arrecadou R$ 255 mil para o Hospital do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer).
No dia 14, o BDM iniciou com a instalação de um bazar de luxo, que contou com bolsas, sapatos e acessórios doados por marcas parceiras da entidade. Já no dia 20, foi a vez do brechó, feito com doações de alunos e funcionários da faculdade.
Ambas as iniciativas foram realizadas na quadra nova da ESPM-SP. No mesmo local, houve outros serviços inusitados, como a presença de um tatuador realizando flash tattoos, o oferecimento gratuito de smoothies pela marca Smoov e a degustação gratuita da Ticana.
Já o leilão ocorreu no dia 23 de outubro, oferecendo desde peças de luxo até experiências em restaurantes, hotéis e festas leiloadas. Entre os destaques, havia uma camiseta do Santos autografada pelo jogador Neymar. O lance mais alto foi uma estadia no NŌR Hotel & Spa, arrematada por R$ 4,5 mil.
Impressões
A enviada do Portal foi à quadra e conversou com Alexia Ciocci Woodyatt, de 20 anos, do curso de Comunicação e Publicidade. A estudante era uma das organizadoras que estava à frente do projeto. Ela comentou sobre a circulação e a quantidade de alunos na quadra do brechó e bazar, já logo no primeiro dia: “Teve uma boa movimentação, e ontem (21), que foi o primeiro dia aqui, a quadra ficou cheia desde o primeiro horário até o final”, disse a aluna.
A reportagem também conversou com uma estudante da entidade que trabalhava organizando as roupas do brechó. Maria Luiza Cortez Chemmer, do curso de Comunicação e Publicidade, afirma: “É um dos projetos especiais da ESPM Social e foi desenvolvido durante o ano inteiro por um grupo de meninas. Mas, nesta semana específica, todo mundo trabalha, e é muito legal porque é uma causa muito especial”, esclarece.
A aluna Sarah Guimarães também deu seu depoimento como consumidora da iniciativa: “Eu estou gostando bastante das peças porque são de alto padrão, têm marcas caras e que eu nunca vi por nenhum valor parecido”, afirma. Além disso, acrescenta: “Ao mesmo tempo que você tem a possibilidade de comprar peças por um preço que, para mim, é muito mais acessível, também está ajudando uma causa muito importante”, ressalta.
O Portal observou uma grande demanda de pessoas na quadra, tanto no bazar quanto no brechó, comprando as mais variadas peças. As marcas do bazar, de fato, contavam com uma considerável diminuição nos preços originais. A organização também se destacou como um ponto alto do evento.