Bairro abriga conhecida loja de brinquedos antigos

Share

Peças podem ter mais valor sentimental do que material. Foto: divulgação

 

Na rua Joaquim Távora, é quase imperceptível a loja de brinquedos antigos em uma garagem de portão amarelo com logomarcas de fabricantes desenhadas em grafite. Entretanto é neste local, bastante conhecido na Vila Mariana, que Washington Franco, conhecido como Alemão, guarda suas preciosidades.

A Loja do Alemão nem sempre funcionou na garagem, antes era apenas um espaço em casa reservado para isso. Conforme mais pessoas conheciam o estabelecimento, maior era o número de contatos de Alemão. Dessa forma, mais produtos ele tinha para trocar e vender.

“Há coisas que eu acabo nem vendendo, é uma coisa mais pessoal”, diz o dono da loja. Alemão não é só interessado em vender brinquedos, mas também em trocar e, o mais interessante, segundo ele: comprar. Afinal, algumas dessas preciosidades são partes de sua coleção e não estão à venda.

Seu público é praticamente formado por homens adultos e idosos. Embora algumas mulheres também colecionem, essa porcentagem é menor. Segundo ele, as mulheres querem se livrar das coisas, já os homens querem de volta, assim é explicado o motivo de mais homens irem à loja. Ele ressalta que crianças raramente vão até o local, mas quando vão, estão acompanhadas.

Objetos de desejo

Muitas peças encontradas no local os jovens não conhecem. Trata-se de brinquedos dos anos 1940, que são os mais antigos, e a maior parte deles são bonecas. Algumas peças que estão na loja foram objetos de desejo do proprietário durante a sua infância.

Todos os brinquedos possuem uma história, e essa é a parte de que Alemão mais gosta. As peças não são vendidas pela internet devido ao prazer que o dono da loja tem em receber as pessoas. Essa é a forma que ele encontra para conhecer a história dos objetos e passar a fazer parte dela. “É parte do meu lucro”, afirma.

O valor dos brinquedos não é baseado em sua época e variam muito. Muitas vezes as pessoas vão até lá com algum brinquedo antigo e acabam trocando por outro. O preço depende da peça. Contudo, Alemão ressalta que são valores mais baixos do que os encontrados na internet.

Serviço
Loja do Alemão
Rua Joaquim Távora, 719, Vila Mariana
E-mail para contato: alemaobrinquedosantigos@yahoo.com.br
Telefone para contato: (11) 5549-1747 e (11) 99636- 4878
Site: www.alemaobrinquedosantigos.xpg.com.br

Bárbara Caram (2° semestre)