“Janca” abre a Semana de Jornalismo na ESPM-SP

Share

“Janca” fala sobre a sua carreira e dá dicas para estudantes de jornalismo. Foto: Fernando Turri.

 

O primeiro encontro da Semana de Jornalismo na ESPM-SP ocorreu nessa segunda-feira, 14. Organizada pelo Centro Acadêmico (CA4D), teve como convidado o jornalista e escritor João Carlos Assumpção. Janca, como é mais conhecido, além de jornalista, foi codiretor do documentário Sobre Futebol e Barreiras e autor de três livros sobre futebol, entre eles A Melhor Seleção do Mundo.

No evento, Assumpção contou sobre a sua trajetória profissional, desde o início na Folha de S. Paulo, passando pelo canal SporTV, até o seu ingresso no Lance, onde é colunista e blogueiro.

“Uma hora eu vou conseguir ir para um evento esportivo”, contou João Carlos sobre como pensava no início da sua carreira. Atualmente, como jornalista esportivo, cobriu cinco Copas do Mundo e três Olimpíadas.

Em 1997 Janca foi correspondente em Nova Iorque pela Folha de S. Paulo. No encontro, Assumpção falou sobre o cotidiano desse profissional, relatando suas experiências e desafios. Ele expôs os assuntos que tinha mais dificuldade para abordar: política e economia. “Eu tinha uma certa dificuldade para ver o que era notícia e o que não era, e acabava me apoiando um pouco nos colegas, que muitas vezes eram concorrentes”, contou.

Segundo Janca, muitos jornalistas esportivos esquecem que, antes de se especializarem nos esportes, são primeiramente jornalistas. “A bola rolando é importante mas já não é o principal”. Hoje as grandes discussões estão no superfaturamento das obras, na situação da economia e na política.

Fernando Turri e Gustavo Torniero (1º semestre)